Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/29345
Título: Creating Evaluation Functions for Oncological Diseases based on PET/CT
Autor: Nogueira, Mariana Antunes 
Orientador: Abreu, Pedro Henriques
Martins, Pedro
Palavras-chave: Engenharia biomédica; Medicina nuclear; Imagiologia; Tomografia por emissão de positrões; Oncologia; Tomografia computadorizada
Data: 2015
Citação: Nogueira, Mariana Antunes/Creating Evaluation Functions for Oncological Diseases based on PET/CT
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: As doenças oncológicas mantêm-se no top das maiores causas de morte a nível mundial, apesar dos avanços a nível de técnicas de tratamento. Neste contexto, a resposta a tratamento é um tópico de estudo muito atractivo – o objectivo último está fixado em encontrar, entre características do paciente e da patologia, bons preditores da resposta a tratamento, para auxiliar na decisão sobre a melhor estratégia de tratamento para cada paciente. A PET/CT é base para a avaliação da resposta a tratamento de uma grande quantitdade de doenças oncológicas. Na prática, essa avaliação é efectuada manualmente por especialistas, o que consiste numa tarefa complexa e morosa. Como alternativas, medidas de avaliação da malignidade das lesões – como o SUV – foram propostas, mas apresentam uma confiança questionável – no caso do SUV, isto deve-se a múltiplas fontes de variabilidade. O objectivo deste projecto é caminhar na direcção de uma função de avaliação de resposta a tratamento de confiança, baseada nos valores de antes e depois de tratamento de uma série de variáveis clínicas e features de imagem das lesões (extraídas de PET/CT), e adoptando abordagens evolucionárias para regressão. Os dados clínicos usados neste projecto foram fornecidos pelo IPO-Porto, compreendendo 63 pacientes e 2 patologias oncológicas – linfoma de Hodgkyn e tumores neuroendócrinos. Os resultados preliminares são optimistas – uma função de avaliação com accuracies por classe de 80%, 75%, 85,71% and 88,89% (para um problema com 4 classes de resposta a tratamento), foi obtida.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Biomédica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/29345
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

423
Visto em 23/abr/2024

Downloads

123
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.