Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/97433
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no ano letivo de 2020/2021
Outros títulos: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT LIMA-DE-FARIA SECONDARY SCHOOL, CANTANHEDE IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR
Autor: Ramos, Samuel Fernando da Cruz
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Educação Física; Estágio Pedagógico; Reflexão; Perceção; Intervenção Pedagógica; Physical Education; Teacher Training; Reflexion; Perception; Pedagogical Intervention
Data: 8-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA, CANTANHEDE NO ANO LETIVO DE 2020/2021
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: This document contains all the activities developed during the Teacher Training that contributed both to my learning and to my personal and academic development. This report was carried out with a view to obtaining a master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, developed at the Lima-de-Faria Secondary School, together with the class of the 9th LF3, during the academic year 2020/2021.This report is a mirror of all the learning that was acquired during the first year of the master's degree in a theoretical way and the application of that knowledge in a real context during the Pedagogical Internship. In addition, it exposes all the successes, failures, decisions and adjustments that had to be made, in order to respond in the best way to the problems.This report is structured according to three chapters. The first chapter is related to the characterization of the context of the pedagogical practice and integrates the school, the internship nucleus, the disciplinary group and the class. The second chapter is divided into four sub-chapters, namely the Teaching and Learning Activities area, the Organization and School Management Activities area, the Educational Projects and Partnerships area and the ethical-professional attitude. Finally, we highlight the third chapter related to an investigation related to the perception of the pedagogical intervention of physical education teachers and their students: a comparative study between genders.
O presente documento contém as atividades desenvolvidas durante o Estágio Pedagógico que contribuíram para a aprendizagem e o desenvolvimento. Este relatório foi realizado com vista à obtenção do grau de mestre, no Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, junto da turma do 9º LF3, no decorrer do ano letivo de 2020/2021.Este relatório é um espelho das aprendizagens que foram adquiridas durante o primeiro ano de mestrado de uma forma teórica e a aplicação desses conhecimentos num contexto real durante o Estágio Pedagógico. Além disso, expõe os sucessos, fracassos, decisões e ajustamentos que tiveram de ser realizados, com vista a responder da melhor forma aos problemas. O presente relatório encontra-se estruturado em três capítulos. O primeiro está destinado à caracterização do contexto da prática pedagógica, integrando a escola, o núcleo de estágio, o grupo disciplinar e ainda a turma. O segundo capítulo encontra-se repartido em quatro subcapítulos, nomeadamente a área das Atividades de Ensino e Aprendizagem, a área das Atividades de Organização e Gestão Escolar, a área dos Projetos e Parcerias Educativas e também a atitude ético-profissional. Por último, destaca-se o terceiro capítulo, dedicado ao estudo comparativo entre géneros da perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de educação física e dos respetivos alunos.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97433
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg_2021_Samuel Ramos.pdf1.32 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

82
Visto em 21/ago/2024

Downloads

47
Visto em 21/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons