Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/96544
Título: Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
Outros títulos: Educational Intervention in a Residential Care House
Autor: Alves, Jessica Mariana Oliveira
Orientador: Bidarra, Maria Graça Amaro
Palavras-chave: Casa de Acolhimento; Projeto AutoSTEM; Suporte Social; Residential Care House; AutoSTEM Project; Social Support
Data: 26-Jul-2021
Título da revista, periódico, livro ou evento: Intervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencial
Local de edição ou do evento: Casa de Acolhimento Residencial "Crescer a Cores"
Resumo: This report describes the path taken during the curricular internship, within the scope of the last year of the Master's Degree in Educational Sciences, at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This took place in the Residential Care House (CAR) Crescer a Cores, part of the Association of Families of the Tragedy Victims of Entre-os-Rios (AFVTER), located in Castelo de Paiva, Aveiro. In this institution, an intervention project and an investigation were developed, which will be explored in this document. Regarding the intervention project, we can say that it has two aspects. On the one hand, a Program of Study Habits and Methods was developed, called Estudar a Cores, materialized by an Implementation Manual for the Facilitator. The main objective of its creation was to be considered an educational resource for the CAR, which could be promoted by other technicians and in other periods of time. Another side concerns the AutoSTEM Project, which was pioneered in a CAR. It is a project that refers to “moving toys”, that is, it uses play to develop STEM concepts: Sciences, Technologies, Engineering and Mathematics. Furthermore, a small investigation was carried out, with the aim of understanding the perception of social support, by the children and young people in the CAR, and their universe of significant people. It is an investigation that refers to children and young people and to the collaborators present at the time of the study. Fifteen children and young people aged between 9 and 18 participated in the study. Data were obtained using the Satisfaction with Social Support Scale (ESSS), by Ribeiro (2011), which was significantly adapted and added to this specific context, revealing the role that CAR members, as well as family and friends play in their universe.
O presente relatório descreve o percurso ao longo do estágio curricular, no âmbito do último ano do Mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este realizou-se na Casa de Acolhimento Residencial (CAR) Crescer a Cores, inserida na Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios (AFVTER), localizada em Castelo de Paiva, Aveiro. Nesta instituição foi desenvolvido um projeto de intervenção e uma investigação, que são apresentados neste documento. No que respeita ao projeto de intervenção, podemos afirmar que este tem duas vertentes. Por um lado, foi desenvolvido um Programa de Hábitos e Métodos de Estudo, designado Estudar a Cores, materializado por um Manual de Implementação para o Dinamizador. O objetivo principal da sua criação foi que se constituísse num recurso educativo para a Casa, que pudesse ser dinamizado por outros técnicos e noutros períodos de tempo. Por outro lado, desenvolveu-se um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, das quais se destaca o Projeto AutoSTEM, cuja implementação numa CAR foi pioneira. É um projeto que envolve a construção de “brinquedos que mexem”, ou seja, recorre ao brincar para desenvolver conceitos STEM (Sciences, Technology, Engeneering, Mathematics): Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática. Ainda, foi realizada uma pequena investigação, com o objetivo de se conhecer a perceção do suporte social, pelas crianças e jovens da CAR, e o seu universo de pessoas significativas. Participaram 15 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 9 e 18 anos, presentes na CAR no momento do estudo. Os dados foram obtidos através da Escala Satisfação com o Suporte Social (ESSS), de Ribeiro (2011), que foi significativamente adaptada e acrescentada a este contexto específico, revelando o papel que assumem os membros da CAR, bem como da família e os amigos no seu universo.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/96544
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Final - Jéssica Alves.pdf4.67 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

231
Visto em 26/mar/2024

Downloads

207
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons