Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96544
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBidarra, Maria Graça Amaro-
dc.contributor.authorAlves, Jessica Mariana Oliveira-
dc.date.accessioned2021-11-23T23:01:37Z-
dc.date.available2021-11-23T23:01:37Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96544-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThis report describes the path taken during the curricular internship, within the scope of the last year of the Master's Degree in Educational Sciences, at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra. This took place in the Residential Care House (CAR) Crescer a Cores, part of the Association of Families of the Tragedy Victims of Entre-os-Rios (AFVTER), located in Castelo de Paiva, Aveiro. In this institution, an intervention project and an investigation were developed, which will be explored in this document. Regarding the intervention project, we can say that it has two aspects. On the one hand, a Program of Study Habits and Methods was developed, called Estudar a Cores, materialized by an Implementation Manual for the Facilitator. The main objective of its creation was to be considered an educational resource for the CAR, which could be promoted by other technicians and in other periods of time. Another side concerns the AutoSTEM Project, which was pioneered in a CAR. It is a project that refers to “moving toys”, that is, it uses play to develop STEM concepts: Sciences, Technologies, Engineering and Mathematics. Furthermore, a small investigation was carried out, with the aim of understanding the perception of social support, by the children and young people in the CAR, and their universe of significant people. It is an investigation that refers to children and young people and to the collaborators present at the time of the study. Fifteen children and young people aged between 9 and 18 participated in the study. Data were obtained using the Satisfaction with Social Support Scale (ESSS), by Ribeiro (2011), which was significantly adapted and added to this specific context, revealing the role that CAR members, as well as family and friends play in their universe.eng
dc.description.abstractO presente relatório descreve o percurso ao longo do estágio curricular, no âmbito do último ano do Mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este realizou-se na Casa de Acolhimento Residencial (CAR) Crescer a Cores, inserida na Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios (AFVTER), localizada em Castelo de Paiva, Aveiro. Nesta instituição foi desenvolvido um projeto de intervenção e uma investigação, que são apresentados neste documento. No que respeita ao projeto de intervenção, podemos afirmar que este tem duas vertentes. Por um lado, foi desenvolvido um Programa de Hábitos e Métodos de Estudo, designado Estudar a Cores, materializado por um Manual de Implementação para o Dinamizador. O objetivo principal da sua criação foi que se constituísse num recurso educativo para a Casa, que pudesse ser dinamizado por outros técnicos e noutros períodos de tempo. Por outro lado, desenvolveu-se um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, das quais se destaca o Projeto AutoSTEM, cuja implementação numa CAR foi pioneira. É um projeto que envolve a construção de “brinquedos que mexem”, ou seja, recorre ao brincar para desenvolver conceitos STEM (Sciences, Technology, Engeneering, Mathematics): Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática. Ainda, foi realizada uma pequena investigação, com o objetivo de se conhecer a perceção do suporte social, pelas crianças e jovens da CAR, e o seu universo de pessoas significativas. Participaram 15 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 9 e 18 anos, presentes na CAR no momento do estudo. Os dados foram obtidos através da Escala Satisfação com o Suporte Social (ESSS), de Ribeiro (2011), que foi significativamente adaptada e acrescentada a este contexto específico, revelando o papel que assumem os membros da CAR, bem como da família e os amigos no seu universo.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCasa de Acolhimentopor
dc.subjectProjeto AutoSTEMpor
dc.subjectSuporte Socialpor
dc.subjectResidential Care Houseeng
dc.subjectAutoSTEM Projecteng
dc.subjectSocial Supporteng
dc.titleIntervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencialpor
dc.title.alternativeEducational Intervention in a Residential Care Houseeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCasa de Acolhimento Residencial "Crescer a Cores"-
degois.publication.titleIntervenção Educativa numa Casa de Acolhimento Residencialpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202793702-
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlves, Jessica Mariana Oliveira::0000-0003-4888-9024-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRebelo, Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz-
uc.degree.elementojuriBarreira, Carlos Manuel Folgado-
uc.degree.elementojuriBidarra, Maria Graça Amaro-
uc.contributor.advisorBidarra, Maria Graça Amaro-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final - Jéssica Alves.pdf4.67 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

255
checked on May 7, 2024

Download(s)

240
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons