Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/95824
Título: Por uma pedagogia da escuta: a experiência como critério, a escuta como método
Autor: Borges, Maria Elisa Siqueira
Palavras-chave: Trabalho; Saúde; Ergologia; Desastre; Escuta
Data: Jan-2021
Editora: Centro de Estudos Sociais
Título da revista, periódico, livro ou evento: Oficina do CES
Número: 457
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O artigo defende a ideia de que ausência de uma escuta coletiva dos conhecimentos produzidos a partir da experiência dos trabalhadores e dos cidadãos é um obstáculo epistemológico a um conhecimento amplo sobre as situações de trabalho e de desastres. A experiência não tem sido um critério para pensar a saúde, o trabalho e os desastres; está quase sempre ausente nas análises e na busca de estratégias para solucionar problemas concretos. Questionar este obstáculo epistemológico abre novos horizontes para criarmos uma pedagogia da escuta. O dispositivo dinâmico em três polos – DD3P – criado pela Ergologia, é apresentado como uma metodologia de escuta do trabalhador, em suas experiências laborais e também do cidadão em situações de desastre.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95824
ISSN: 2182-7966
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Oficina do CES

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Por uma pedagogia da escuta.pdf340.42 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

246
Visto em 5/nov/2024

Downloads

120
Visto em 5/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons