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https://hdl.handle.net/10316/95824
Título: | Por uma pedagogia da escuta: a experiência como critério, a escuta como método | Autor: | Borges, Maria Elisa Siqueira | Palavras-chave: | Trabalho; Saúde; Ergologia; Desastre; Escuta | Data: | Jan-2021 | Editora: | Centro de Estudos Sociais | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Oficina do CES | Número: | 457 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O artigo defende a ideia de que ausência de uma escuta coletiva dos conhecimentos produzidos a partir da experiência dos trabalhadores e dos cidadãos é um obstáculo epistemológico a um conhecimento amplo sobre as situações de trabalho e de desastres. A experiência não tem sido um critério para pensar a saúde, o trabalho e os desastres; está quase sempre ausente nas análises e na busca de estratégias para solucionar problemas concretos. Questionar este obstáculo epistemológico abre novos horizontes para criarmos uma pedagogia da escuta. O dispositivo dinâmico em três polos – DD3P – criado pela Ergologia, é apresentado como uma metodologia de escuta do trabalhador, em suas experiências laborais e também do cidadão em situações de desastre. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/95824 | ISSN: | 2182-7966 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | I&D CES - Oficina do CES |
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