Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95824
Title: Por uma pedagogia da escuta: a experiência como critério, a escuta como método
Authors: Borges, Maria Elisa Siqueira
Keywords: Trabalho; Saúde; Ergologia; Desastre; Escuta
Issue Date: Jan-2021
Publisher: Centro de Estudos Sociais
metadata.degois.publication.title: Oficina do CES
metadata.degois.publication.issue: 457
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: O artigo defende a ideia de que ausência de uma escuta coletiva dos conhecimentos produzidos a partir da experiência dos trabalhadores e dos cidadãos é um obstáculo epistemológico a um conhecimento amplo sobre as situações de trabalho e de desastres. A experiência não tem sido um critério para pensar a saúde, o trabalho e os desastres; está quase sempre ausente nas análises e na busca de estratégias para solucionar problemas concretos. Questionar este obstáculo epistemológico abre novos horizontes para criarmos uma pedagogia da escuta. O dispositivo dinâmico em três polos – DD3P – criado pela Ergologia, é apresentado como uma metodologia de escuta do trabalhador, em suas experiências laborais e também do cidadão em situações de desastre.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95824
ISSN: 2182-7966
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Oficina do CES

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