Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/95479
Title: | Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia | Other Titles: | Análise da realidade educativa portuguesa | Authors: | Maia, João Jerónimo Machadinha | Keywords: | Relações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal. | Issue Date: | 2018 | Publisher: | Novas Edições Acadêmicas | Serial title, monograph or event: | Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia - Análise da realidade educativa portuguesa | Place of publication or event: | Saarbrücken | Abstract: | Este livro encontra-se dividido numa componente teórica e numa componente de investigação empírica. A primeira componente analisa os impactes dos processos de globalização, em especial na área da educação. Defende-se que a escola, de modo a trabalhar para a construção de uma sociedade mais coesa e global, tenha a educação intercultural como uma das suas principais orientações. Neste sentido, na segunda componente do trabalho, como necessidade de aferição sobre a realidade educativa portuguesa, são analisadas, num plano principal, as representações de diferentes grupos culturais nos manuais da disciplina de História e Geografia de Portugal do sistema educativo português. O objetivo principal de tal análise consiste em saber, se pelo menos neste particular, as práticas educativas em Portugal estão em consonância com os princípios da visibilidade e da igualdade entre culturas. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/95479 | ISBN: | 978-620-2-17701-6 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | IIIUC - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia.pdf | Livro | 2.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.