Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95479
Title: Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
Other Titles: Análise da realidade educativa portuguesa
Authors: Maia, João Jerónimo Machadinha 
Keywords: Relações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal.
Issue Date: 2018
Publisher: Novas Edições Acadêmicas
Serial title, monograph or event: Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia - Análise da realidade educativa portuguesa
Place of publication or event: Saarbrücken
Abstract: Este livro encontra-se dividido numa componente teórica e numa componente de investigação empírica. A primeira componente analisa os impactes dos processos de globalização, em especial na área da educação. Defende-se que a escola, de modo a trabalhar para a construção de uma sociedade mais coesa e global, tenha a educação intercultural como uma das suas principais orientações. Neste sentido, na segunda componente do trabalho, como necessidade de aferição sobre a realidade educativa portuguesa, são analisadas, num plano principal, as representações de diferentes grupos culturais nos manuais da disciplina de História e Geografia de Portugal do sistema educativo português. O objetivo principal de tal análise consiste em saber, se pelo menos neste particular, as práticas educativas em Portugal estão em consonância com os princípios da visibilidade e da igualdade entre culturas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95479
ISBN: 978-620-2-17701-6
Rights: openAccess
Appears in Collections:IIIUC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

495
checked on Apr 9, 2024

Download(s)

360
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.