Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/94002
Título: Atrasos de voo: Optimização do programa de manutenção da TAP Air Portugal
Outros títulos: Flight Delays - Optimization of the Maintenance Program of TAP Air Portugal
Autor: Oliveira, Inês Gonçalves de
Orientador: Silva, Cristóvão
Palavras-chave: Manutenção; Pontualidade; Optimização; Falhas Técnicas; Aeronavegabilidade; Maintenance; Punctuality; Optimization; Technical Failures; Airworthiness
Data: 17-Nov-2020
Título da revista, periódico, livro ou evento: Atrasos de voo: Optimização do programa de manutenção da TAP Air Portugal
Local de edição ou do evento: Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra
Resumo: Num mundo em constante evolução, a competitividade ressalta a importância da optimização dos sistemas. No contexto da aviação, as companhias aéreas têm como um dos factores mais visíveis a pontualidade, um aspecto de elevada importância na escolha do consumidor.Neste âmbito, o presente estudo resulta da colaboração com a companhia aérea de bandeira, a TAP - Transportes Aéreos Portugueses, SGPS, S.A., mais especificamente com a partição da equipa de Engenharia e Aeronavegabilidade da TAP Manutenção e Engenharia (TAP M&E), responsável pela frota de narrow body.Pretende-se analisar um fragmento da extensa equação de variáveis que influenciam a pontualidade enquanto factor de sucesso, a manutenção de aeronaves. Para tal, debruça-se sobre um conjunto de dados que representa uma amostra das falhas técnicas, facultado pelo Centro de Controlo de Manutenção (Maintenance Control Center, MCC) da TAP M&E. Esta amostra de dados reflecte uma seleção de ocorrências referente, apenas, à frota da TAP Air Portugal, especificamente a de narrow body.Com o objectivo de analisar a amostra e recolher dados para reajustar o planeamento das tarefas de manutenção de forma a proceder à optimização do sistema, foram identificadas incongruências na própria amostragem, as quais se tornaram objecto de investigação. Na inviabilidade de levar a cabo o objectivo primordial, a presente obra foca- se na resolução de problemas com origem no reporte das falhas técnicas, trabalhando a qualidade da base de dados correspondente. São levantadas as principais causas responsáveis por esta problemática e apresentam-se medidas correctivas, numa perspectiva de melhoria contínua.
In a constantly evolving world, competitiveness represents the importance of systems optimization. In aviation, airlines have punctuality as one of the most visible factors, an aspect of high importance in the customer’s choice.In this context, the present study results from the collaboration with the national airline, TAP - Transportes Aéreos Portugueses SGPS, S.A., specifically with the Engineering and Airworthiness team of TAP Maintenance and Engineering (TAP M&E) and the respective subteam that is responsible for the narrow body fleet.It is intended to analyze a fragment of the extensive equation of variables that influence punctuality as a success factor, the aircraft maintenance. Therefore, a set of data that represents a sample of technical failures is studied, provided by the Maintenance Control Center (MCC) of TAP M&E. This sample reflects a selection of occurrences referring only to TAP Air Portugal’s fleet, particularly the narrow body.In order to analyze the sample and collect data to readjust the planning of maintenance tasks so it would be possible to optimize the system, inconsistencies were identified in the sampling itself, which became a subject of investigation. Facing the impossibility of studying the primary subject, the present work focuses on solving the problems that emerge from the technical failures’s reports, while working on the actual database’s quality improvement. The main causes responsible for this problem are exposed and corrective measures are presented, in a continuous improvement’s perspective.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/94002
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertação_Inês_de_Oliveira.pdf4.4 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

173
Visto em 23/abr/2024

Downloads

319
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons