Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/94002
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Cristóvão-
dc.contributor.authorOliveira, Inês Gonçalves de-
dc.date.accessioned2021-03-29T22:18:46Z-
dc.date.available2021-03-29T22:18:46Z-
dc.date.issued2020-11-17-
dc.date.submitted2021-03-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/94002-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractNum mundo em constante evolução, a competitividade ressalta a importância da optimização dos sistemas. No contexto da aviação, as companhias aéreas têm como um dos factores mais visíveis a pontualidade, um aspecto de elevada importância na escolha do consumidor.Neste âmbito, o presente estudo resulta da colaboração com a companhia aérea de bandeira, a TAP - Transportes Aéreos Portugueses, SGPS, S.A., mais especificamente com a partição da equipa de Engenharia e Aeronavegabilidade da TAP Manutenção e Engenharia (TAP M&E), responsável pela frota de narrow body.Pretende-se analisar um fragmento da extensa equação de variáveis que influenciam a pontualidade enquanto factor de sucesso, a manutenção de aeronaves. Para tal, debruça-se sobre um conjunto de dados que representa uma amostra das falhas técnicas, facultado pelo Centro de Controlo de Manutenção (Maintenance Control Center, MCC) da TAP M&E. Esta amostra de dados reflecte uma seleção de ocorrências referente, apenas, à frota da TAP Air Portugal, especificamente a de narrow body.Com o objectivo de analisar a amostra e recolher dados para reajustar o planeamento das tarefas de manutenção de forma a proceder à optimização do sistema, foram identificadas incongruências na própria amostragem, as quais se tornaram objecto de investigação. Na inviabilidade de levar a cabo o objectivo primordial, a presente obra foca- se na resolução de problemas com origem no reporte das falhas técnicas, trabalhando a qualidade da base de dados correspondente. São levantadas as principais causas responsáveis por esta problemática e apresentam-se medidas correctivas, numa perspectiva de melhoria contínua.por
dc.description.abstractIn a constantly evolving world, competitiveness represents the importance of systems optimization. In aviation, airlines have punctuality as one of the most visible factors, an aspect of high importance in the customer’s choice.In this context, the present study results from the collaboration with the national airline, TAP - Transportes Aéreos Portugueses SGPS, S.A., specifically with the Engineering and Airworthiness team of TAP Maintenance and Engineering (TAP M&E) and the respective subteam that is responsible for the narrow body fleet.It is intended to analyze a fragment of the extensive equation of variables that influence punctuality as a success factor, the aircraft maintenance. Therefore, a set of data that represents a sample of technical failures is studied, provided by the Maintenance Control Center (MCC) of TAP M&E. This sample reflects a selection of occurrences referring only to TAP Air Portugal’s fleet, particularly the narrow body.In order to analyze the sample and collect data to readjust the planning of maintenance tasks so it would be possible to optimize the system, inconsistencies were identified in the sampling itself, which became a subject of investigation. Facing the impossibility of studying the primary subject, the present work focuses on solving the problems that emerge from the technical failures’s reports, while working on the actual database’s quality improvement. The main causes responsible for this problem are exposed and corrective measures are presented, in a continuous improvement’s perspective.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectManutençãopor
dc.subjectPontualidadepor
dc.subjectOptimizaçãopor
dc.subjectFalhas Técnicaspor
dc.subjectAeronavegabilidadepor
dc.subjectMaintenanceeng
dc.subjectPunctualityeng
dc.subjectOptimizationeng
dc.subjectTechnical Failureseng
dc.subjectAirworthinesseng
dc.titleAtrasos de voo: Optimização do programa de manutenção da TAP Air Portugalpor
dc.title.alternativeFlight Delays - Optimization of the Maintenance Program of TAP Air Portugaleng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleAtrasos de voo: Optimização do programa de manutenção da TAP Air Portugalpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202687082-
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrial-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorOliveira, Inês Gonçalves de::0000-0001-7731-3740-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriPinto, Telmo Miguel Pires-
uc.degree.elementojuriSilva, Cristóvão-
uc.degree.elementojuriFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
uc.contributor.advisorSilva, Cristóvão-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7693-9570-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Inês_de_Oliveira.pdf4.4 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons