Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86542
Título: Desenho e regulação de redes viárias: Desafios colocados pelos veículos autónomos
Outros títulos: Design and Regulation of Road Networks: Challenges Posted by Autonomous Vehicles
Autor: Freitas, Jessica Assunçao Pinto 
Orientador: Seco, Álvaro Jorge da Maia
Silva, Ana Maria César Bastos
Palavras-chave: Veículo Autónomo; Meio Urbano; Limitações; Estado-de-Arte; Viabilidade Infraestrutural; Autonomous Vehicle; Urban Environments; Limitations; Readiness of the road; State-of-the-art
Data: 18-Fev-2019
Título da revista, periódico, livro ou evento: Desenho e regulação de redes viárias: Desafios colocados pelos veículos autónomos
Local de edição ou do evento: DEC - FCTUC
Resumo: A evolução da tecnologia na área da automação dos transportes tem sido notável ao longo das últimas décadas. A valorização do tempo de viagem, a melhoria da mobilidade abrangendo também a população com mobilidade condicionada, a diminuição dos acidentes e da poluição são alguns exemplos das inúmeras vantagens esperadas desta revolução tecnológica. Também se espera uma diminuição no tráfego apesar de não ser um facto consensual entre investigadores. No entanto, existem ainda muitas barreiras a superar para que esta tecnologia seja fiável, rigorosa e, sobretudo, segura.A presente dissertação incide sobre a problemática dos veículos autónomos. É descrito sumariamente o estado de arte da temática, que abrange os aspetos tecnológicos e não tecnológicos, nomeadamente o futuro da mobilidade urbana, a situação atual da tecnologia, da legislação e da regulamentação. As limitações à implementação deste sistema são especialmente relevantes na circulação em meio urbano. Este é um ambiente que se conhece complexo, justificado pelas interações entre o veículo e o meio envolvente, nomeadamente objetos, locais em obras, peões, ciclistas e outros veículos, muitas vezes imprevisíveis. Também as fracas condições de manutenção e de desenho da rede viária direcionado unicamente para os veículos tradicionais têm impacte na boa operacionalidade de um veículo sem condutor.Nesse sentido, realizou-se uma análise sobre a viabilidade infraestrutural deste meio para acomodar desde já de forma eficiente os veículos autónomos. Por fim, confrontou-se a bibliografia existente sobre as dificuldades a superar para uma circulação em rede urbana com tráfego misto, com um estudo de caso na cidade de Coimbra. Verificou-se uma elevada frequência e sobreposição dos parâmetros definidos como limitações dos VAs, sobretudo em zonas residenciais e centros históricos, onde a função de acesso, prevalece à de circulação.
The technologic evolution of transport's automation has been remarkable in the past few decades. The reduction of the value of travel time losses, improving mobility, reducing accidents and pollution are just a few examples of the many benefits expected from this technological revolution. (A decrease in traffic is also expected although it is not a consensual fact among researchers). However, there are still many barriers to overcome for this technology to be reliable, accurate and above all safe.This work focuses on the problem of autonomous vehicles. The state of the art is described briefly, covering the technological and non-technological aspects, namely the future of urban mobility, the current state of technology, legislation and regulation.The limitations to the implementation of this system are especially relevant in urban circulation. This is a complex environment, justified by the interactions between the vehicle and the environment, such as objects, construction zones, pedestrians, cyclists and other vehicles, which are often unpredictable. Also, the poor maintenance conditions and the road network design directed only at traditional vehicles have an impact on the smooth operation of a driverless vehicle.In this sense, an analysis was made on the infrastructural viability. Finally, we confronted the existing bibliography on the difficulties to overcome for an urban network with mixed traffic, with a case study in the city of Coimbra.There was a high frequency and overlapping of parameters defined as VA limitations, especially in residential areas and historical centers.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86542
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

604
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

724
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons