Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86542
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dc.contributor.advisorSeco, Álvaro Jorge da Maia-
dc.contributor.advisorSilva, Ana Maria César Bastos-
dc.contributor.authorFreitas, Jessica Assunçao Pinto-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:27:03Z-
dc.date.available2019-04-17T22:27:03Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86542-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA evolução da tecnologia na área da automação dos transportes tem sido notável ao longo das últimas décadas. A valorização do tempo de viagem, a melhoria da mobilidade abrangendo também a população com mobilidade condicionada, a diminuição dos acidentes e da poluição são alguns exemplos das inúmeras vantagens esperadas desta revolução tecnológica. Também se espera uma diminuição no tráfego apesar de não ser um facto consensual entre investigadores. No entanto, existem ainda muitas barreiras a superar para que esta tecnologia seja fiável, rigorosa e, sobretudo, segura.A presente dissertação incide sobre a problemática dos veículos autónomos. É descrito sumariamente o estado de arte da temática, que abrange os aspetos tecnológicos e não tecnológicos, nomeadamente o futuro da mobilidade urbana, a situação atual da tecnologia, da legislação e da regulamentação. As limitações à implementação deste sistema são especialmente relevantes na circulação em meio urbano. Este é um ambiente que se conhece complexo, justificado pelas interações entre o veículo e o meio envolvente, nomeadamente objetos, locais em obras, peões, ciclistas e outros veículos, muitas vezes imprevisíveis. Também as fracas condições de manutenção e de desenho da rede viária direcionado unicamente para os veículos tradicionais têm impacte na boa operacionalidade de um veículo sem condutor.Nesse sentido, realizou-se uma análise sobre a viabilidade infraestrutural deste meio para acomodar desde já de forma eficiente os veículos autónomos. Por fim, confrontou-se a bibliografia existente sobre as dificuldades a superar para uma circulação em rede urbana com tráfego misto, com um estudo de caso na cidade de Coimbra. Verificou-se uma elevada frequência e sobreposição dos parâmetros definidos como limitações dos VAs, sobretudo em zonas residenciais e centros históricos, onde a função de acesso, prevalece à de circulação.por
dc.description.abstractThe technologic evolution of transport's automation has been remarkable in the past few decades. The reduction of the value of travel time losses, improving mobility, reducing accidents and pollution are just a few examples of the many benefits expected from this technological revolution. (A decrease in traffic is also expected although it is not a consensual fact among researchers). However, there are still many barriers to overcome for this technology to be reliable, accurate and above all safe.This work focuses on the problem of autonomous vehicles. The state of the art is described briefly, covering the technological and non-technological aspects, namely the future of urban mobility, the current state of technology, legislation and regulation.The limitations to the implementation of this system are especially relevant in urban circulation. This is a complex environment, justified by the interactions between the vehicle and the environment, such as objects, construction zones, pedestrians, cyclists and other vehicles, which are often unpredictable. Also, the poor maintenance conditions and the road network design directed only at traditional vehicles have an impact on the smooth operation of a driverless vehicle.In this sense, an analysis was made on the infrastructural viability. Finally, we confronted the existing bibliography on the difficulties to overcome for an urban network with mixed traffic, with a case study in the city of Coimbra.There was a high frequency and overlapping of parameters defined as VA limitations, especially in residential areas and historical centers.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectVeículo Autónomopor
dc.subjectMeio Urbanopor
dc.subjectLimitaçõespor
dc.subjectEstado-de-Artepor
dc.subjectViabilidade Infraestruturalpor
dc.subjectAutonomous Vehicleeng
dc.subjectUrban Environmentseng
dc.subjectLimitationseng
dc.subjectReadiness of the roadeng
dc.subjectState-of-the-arteng
dc.titleDesenho e regulação de redes viárias: Desafios colocados pelos veículos autónomospor
dc.title.alternativeDesign and Regulation of Road Networks: Challenges Posted by Autonomous Vehicleseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC - FCTUC-
degois.publication.titleDesenho e regulação de redes viárias: Desafios colocados pelos veículos autónomospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202222071-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFreitas, Jessica Assunçao Pinto::0000-0001-5356-7981-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriGervásio, Helena Maria dos Santos-
uc.degree.elementojuriSilva, Ana Maria César Bastos-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Arminda Maria Marques-
uc.contributor.advisorSeco, Álvaro Jorge da Maia-
uc.contributor.advisorSilva, Ana Maria César Bastos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8696-5705-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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