Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/86401
Título: Análise experimental do desempenho do motor de indução trifásico com entreferro excêntrico.
Outros títulos: Experimental analysis of three-phase induction motor performance with eccentric air gap.
Autor: Duarte, Pedro Miguel Gonçalves 
Orientador: Mendes, André Manuel dos Santos
Palavras-chave: Excentricidade; Análise Estendida do Vetor de Park; Motor de Indução Trifásico; Eccentricity; Extended Park Vector Analysis; Three-phase Induction Motor
Data: 18-Dez-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: Análise experimental do desempenho do motor de indução trifásico com entreferro excêntrico.
Local de edição ou do evento: DEEC
Resumo: Esta dissertação centra-se na análise da influência da excentricidade no desempenho de um motor elétrico, neste caso um motor de indução trifásico. Para isso utiliza-se um mecanismo que permite regular o valor da excentricidade, quer da excentricidade estática quer da excentricidade dinâmica. Este trabalho analisa a influência que a excentricidade tem na temperatura em certos pontos do motor e também o que provoca em certas grandezas como as potências, o rendimento, o deslizamento, o fator de potência, etc. Realizaram-se trinta ensaios com diferentes níveis de carga e de excentricidade e comparam-se os resultados obtidos para cada ensaio. Em seguida faz-se uma análise do vetor de Park das correntes de alimentação do motor, comparando novamente a influência do aumento da excentricidade na representação do vetor de Park. Por último, utiliza-se um método designado por Análise Estendida do Vetor de Park (AEVP), que se baseia na representação do espetro de frequência do módulo do vetor de Park das correntes de alimentação do motor. Através deste espectro é possível calcular um fator de severidade que permite mensurar a gravidade de algumas avarias existentes no motor, entre as quais a excentricidade. Este é um método de diagnóstico online, por isso não necessita de parar o motor para analisar a existência ou não, e a gravidade das avarias.
This dissertation focuses on the analysis of the influence of eccentricity on the performance of an electric motor, in this case a three-phase induction motor. For this, a mechanism is used to regulate the value of eccentricity, either static eccentricity or dynamic eccentricity. This work analyzes the influence that eccentricity has on the temperature in certain points of the motor and also what causes in certain magnitudes as the powers, the efficiency, the slip, the power factor, etc. Thirty tests were carried out with different load levels and eccentricity, and the results obtained for each test were compared. Next, the Park vector obtained through the motor supply currents is analyzed, again comparing the influence of the increase of the eccentricity on the representation of the Park vector. Finally, a method called Extended Park Vector Analysis (EPVA) is used, which is based on the representation of the frequency spectrum of the module of the Park vector of the currents, obtaining through this spectrum a severity factor that allows to measure the severity of some faults in the motor, this being an online method, so it does not need to stop the motor to analyze the existence or not, and the severity of the faults.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/86401
Direitos: openAccess
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