Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86401
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dc.contributor.advisorMendes, André Manuel dos Santos-
dc.contributor.authorDuarte, Pedro Miguel Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-04-17T22:17:43Z-
dc.date.available2019-04-17T22:17:43Z-
dc.date.issued2017-12-18-
dc.date.submitted2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86401-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractEsta dissertação centra-se na análise da influência da excentricidade no desempenho de um motor elétrico, neste caso um motor de indução trifásico. Para isso utiliza-se um mecanismo que permite regular o valor da excentricidade, quer da excentricidade estática quer da excentricidade dinâmica. Este trabalho analisa a influência que a excentricidade tem na temperatura em certos pontos do motor e também o que provoca em certas grandezas como as potências, o rendimento, o deslizamento, o fator de potência, etc. Realizaram-se trinta ensaios com diferentes níveis de carga e de excentricidade e comparam-se os resultados obtidos para cada ensaio. Em seguida faz-se uma análise do vetor de Park das correntes de alimentação do motor, comparando novamente a influência do aumento da excentricidade na representação do vetor de Park. Por último, utiliza-se um método designado por Análise Estendida do Vetor de Park (AEVP), que se baseia na representação do espetro de frequência do módulo do vetor de Park das correntes de alimentação do motor. Através deste espectro é possível calcular um fator de severidade que permite mensurar a gravidade de algumas avarias existentes no motor, entre as quais a excentricidade. Este é um método de diagnóstico online, por isso não necessita de parar o motor para analisar a existência ou não, e a gravidade das avarias.por
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the analysis of the influence of eccentricity on the performance of an electric motor, in this case a three-phase induction motor. For this, a mechanism is used to regulate the value of eccentricity, either static eccentricity or dynamic eccentricity. This work analyzes the influence that eccentricity has on the temperature in certain points of the motor and also what causes in certain magnitudes as the powers, the efficiency, the slip, the power factor, etc. Thirty tests were carried out with different load levels and eccentricity, and the results obtained for each test were compared. Next, the Park vector obtained through the motor supply currents is analyzed, again comparing the influence of the increase of the eccentricity on the representation of the Park vector. Finally, a method called Extended Park Vector Analysis (EPVA) is used, which is based on the representation of the frequency spectrum of the module of the Park vector of the currents, obtaining through this spectrum a severity factor that allows to measure the severity of some faults in the motor, this being an online method, so it does not need to stop the motor to analyze the existence or not, and the severity of the faults.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectExcentricidadepor
dc.subjectAnálise Estendida do Vetor de Parkpor
dc.subjectMotor de Indução Trifásicopor
dc.subjectEccentricityeng
dc.subjectExtended Park Vector Analysiseng
dc.subjectThree-phase Induction Motoreng
dc.titleAnálise experimental do desempenho do motor de indução trifásico com entreferro excêntrico.por
dc.title.alternativeExperimental analysis of three-phase induction motor performance with eccentric air gap.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEEC-
degois.publication.titleAnálise experimental do desempenho do motor de indução trifásico com entreferro excêntrico.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202220389-
thesis.degree.disciplineEngenharia Electrotécnica e de Computadores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDuarte, Pedro Miguel Gonçalves::0000-0001-7170-9197-
uc.degree.classification14-
uc.degree.presidentejuriCruz, Sérgio Manuel Ângelo da-
uc.degree.elementojuriMendes, André Manuel dos Santos-
uc.degree.elementojuriFerreira, Fernando José Teixeira Estêvão-
uc.contributor.advisorMendes, André Manuel dos Santos-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7529-5670-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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