Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/84080
Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017
Outros títulos: Teacher Training report developed in the Secondary School Homem Cristo with the class C of the 11th grade in the school year of 2016/2017
Autor: Pereira, Ana Catarina Castro 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Estágio Pedagógico; Educação Física; Disciplina; Teaching Training; Physical Education; Discipline
Data: 28-Jun-2017
Título da revista, periódico, livro ou evento: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017
Local de edição ou do evento: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Resumo: A elaboração do Relatório de Estágio caracteriza o fim de uma etapa académica. O presente documento é alusivo ao estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo, junto da turma C, do 11º ano. Trata-se de uma turma que frequenta o Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, constituída por trinta e um alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. O relatório final de estágio visa uma reflexão geral e critica deste processo. Este encontra-se estruturado em quatro partes centrais, a primeira refere-se à contextualização da prática desenvolvida, a segunda fase refere-se à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, a terceira fase diz respeito à análise reflexiva das áreas curriculares integrantes do Estágio Pedagógico e a última parte apresenta o estudo caso desenvolvido ao longo do ano letivo designado como “Perceção de disciplina/indisciplina escolar, estudo comparativo entre os professores e os alunos do 11ºano da turma C, da Escola Secundária Homem Cristo”. A amostra deste estudo foi constituída por dois subgrupos, um de alunos e outro de professores, os quais nunca foram tratados em conjunto, visto se tratar de um estudo comparativo. Estudar os conceitos de disciplina e indisciplina é essencial para o desenvolvimento de estratégias curriculares e legislativas, de forma, a combater o desrespeito, a violência e a delinquência na escola. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar a perceção de disciplina e indisciplina dos alunos e dos professores de um conselho de turma. Os resultados remetem-nos para uma concordância de perceções sobre os conceitos de disciplina e indisciplina, entre professores e alunos da mesma turma.
This internship report embodies the end of an academic stage. The paper accounts to the internship carried out at the Secondary School Homem Cristo, with class C of the 11th grade. It is a class taking the secondary education in the areas of sciences and technology, constituted by pupils between the age of 15 and 18. It aims to be a general reflection and review of this process. The report is divided in four central sections. To begin with, the first one aims to contextualize the teaching practice. The second refers to the reflexive analysis of that practice. The third part is a reflection of the curricular areas of the Teaching Training. Finally, the fourth part presents the study case developed during the school year, called “Perception of school discipline/indiscipline, a comparative study among teachers and students of the 11th grade, class C, from the Secondary School Homem Cristo”. The sample enployed in the study consisted of two groups, the students and the teachers, which were studied individually since this is a comparative study. Examining the concept of discipline and indiscipline is essential for the development of curricular and legislative strategies as a way to fight disrespect, violence and delinquency in the school. Therefore, the main goal of this study was to analyse the perception of discipline and indiscipline of the students and teachers throughout Class Council. The results lead us to a consensus of about the concept of discipline and indiscipline,amorg teachers and students of the same class.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/84080
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1617_Ana_Pereira.pdf2.48 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

411
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

334
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons