Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/84080
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorPereira, Ana Catarina Castro-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:48:41Z-
dc.date.available2019-01-19T22:48:41Z-
dc.date.issued2017-06-28-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/84080-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Físicapt
dc.description.abstractA elaboração do Relatório de Estágio caracteriza o fim de uma etapa académica. O presente documento é alusivo ao estágio desenvolvido na Escola Secundária Homem Cristo, junto da turma C, do 11º ano. Trata-se de uma turma que frequenta o Curso Cientifico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, constituída por trinta e um alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. O relatório final de estágio visa uma reflexão geral e critica deste processo. Este encontra-se estruturado em quatro partes centrais, a primeira refere-se à contextualização da prática desenvolvida, a segunda fase refere-se à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, a terceira fase diz respeito à análise reflexiva das áreas curriculares integrantes do Estágio Pedagógico e a última parte apresenta o estudo caso desenvolvido ao longo do ano letivo designado como “Perceção de disciplina/indisciplina escolar, estudo comparativo entre os professores e os alunos do 11ºano da turma C, da Escola Secundária Homem Cristo”. A amostra deste estudo foi constituída por dois subgrupos, um de alunos e outro de professores, os quais nunca foram tratados em conjunto, visto se tratar de um estudo comparativo. Estudar os conceitos de disciplina e indisciplina é essencial para o desenvolvimento de estratégias curriculares e legislativas, de forma, a combater o desrespeito, a violência e a delinquência na escola. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar a perceção de disciplina e indisciplina dos alunos e dos professores de um conselho de turma. Os resultados remetem-nos para uma concordância de perceções sobre os conceitos de disciplina e indisciplina, entre professores e alunos da mesma turma.pt
dc.description.abstractThis internship report embodies the end of an academic stage. The paper accounts to the internship carried out at the Secondary School Homem Cristo, with class C of the 11th grade. It is a class taking the secondary education in the areas of sciences and technology, constituted by pupils between the age of 15 and 18. It aims to be a general reflection and review of this process. The report is divided in four central sections. To begin with, the first one aims to contextualize the teaching practice. The second refers to the reflexive analysis of that practice. The third part is a reflection of the curricular areas of the Teaching Training. Finally, the fourth part presents the study case developed during the school year, called “Perception of school discipline/indiscipline, a comparative study among teachers and students of the 11th grade, class C, from the Secondary School Homem Cristo”. The sample enployed in the study consisted of two groups, the students and the teachers, which were studied individually since this is a comparative study. Examining the concept of discipline and indiscipline is essential for the development of curricular and legislative strategies as a way to fight disrespect, violence and delinquency in the school. Therefore, the main goal of this study was to analyse the perception of discipline and indiscipline of the students and teachers throughout Class Council. The results lead us to a consensus of about the concept of discipline and indiscipline,amorg teachers and students of the same class.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectEstágio Pedagógicopt
dc.subjectEducação Físicapt
dc.subjectDisciplinapt
dc.subjectTeaching Trainingpt
dc.subjectPhysical Educationpt
dc.subjectDisciplinept
dc.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017pt
dc.title.alternativeTeacher Training report developed in the Secondary School Homem Cristo with the class C of the 11th grade in the school year of 2016/2017pt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Físicapt
degois.publication.titleRELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA HOMEM CRISTO JUNTO DA TURMA DO 11ºC NO ANO LETIVO DE 2016/2017por
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-06-27*
dc.identifier.tid202145328pt
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPereira, Ana Catarina Castro::0000-0002-6726-5287-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo2190pt
uc.degree.presidentejuriMartins, Raúl Agostinho Simões-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.degree.elementojuriPereira, Maria de Lurdes Barreto Ceia Casqueiro-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1617_Ana_Pereira.pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

411
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

334
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons