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https://hdl.handle.net/10316/83370
Título: | Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor. | Outros títulos: | Light scratches. Two narrators hunting an author. | Autor: | Marques, Ana Luisa Saraiva Lanita | Orientador: | Quintais, Luís Fernando Gomes da Silva | Palavras-chave: | memória; imagem; técnica; transferência; sagrado; memory; image; technique; transfer; sacred | Data: | 29-Set-2017 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor. | Local de edição ou do evento: | Departamento de Ciências da Vida | Resumo: | [M] 18 de Março de 2015. Estava tudo latente, como no negativo fotográfico.....Agora é o processo de revelação.....O que são videografias? Essa foi a primeira proposição deste trabalho. As videografias pensavam ser o futuro mas não o foram. Contudo, não deixaram de ser a transformação do real numa porta para outros mundos, não existentes mas visíveis; a visibilidade do inconsciente. O desenho, a pureza; a fotografia, a mentira; o vídeo, a ponte. A luz do ecrã de televisão por onde passaram as fotografias que mais tarde foram videografias está lá mas não a podemos sentir. Mas será que foram elas que verdadeiramente se descobriram e desenrolaram aqui? Neste diálogo entre dois narradores e um autor, jogaram-se múltiplos papéis e dele brotaram outras transferências para além das das videografias - as de uma longa narrativa por detrás da máscara de diário. Para além do autor, onde se encontram os seus narradores?...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... [M] 18th March 2015. Everything was latent, like the photographic negative.....Now is the revelation process.....What are videographies? That was the very first proposition of this work. Videographies thought to be the future but they weren’t. However, they didn’t stop being the transformation of the real, a door to other worlds, non-existing but visible; the visibility of the unconscious. Drawing, the purity; photography, the lie; video, the bridge. The television’s screen light from where the photographies passed which later became videographies is there but we can’t feel it. But were they the ones who truly were discovered and unfolded here? In this dialogue between two narrators and an author, multiple roles were played and from it, other transfers beyond the videographies sprouted - those of a long narrative under the mask of a diary. Beyond the author, where are its narrators?...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................... |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia | URI: | https://hdl.handle.net/10316/83370 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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