Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46413
Título: Investigação historiográfica e ensino da História. Reflexões em didáctica da História a propósito das Metas Curriculares
Autor: Nunes, João Paulo Avelãs 
Palavras-chave: Historiografia; Didáctica da História; Ciência; Tecnologia; História nova
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Portuguesa de História
Volume: 46
Número: 1
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Analisa-se neste artigo a forma como em Portugal se concebe e se estrutura, numa sociedade e com um Estado democráticos, o relacionamento entre a historiografia — a investigação em história, arqueologia e história da arte — e a leccionação de unidades curriculares de História no ensino não superior. Utiliza-se, para o efeito, enquanto amostra tida como representativa, o recente processo de elaboração e debate público, aprovação e aplicação das Metas Curriculares para as disciplinas de História e Geografia de Portugal (2º Ciclo do EB) e de História (3º Ciclo do EB). O autor do presente texto integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração das referidas Metas Curriculares.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46413
ISSN: 0870.4147
DOI: 10.14195/0870-4147_46_22
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Separata digital Metas curriculares.pdf365.99 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

284
Visto em 16/abr/2024

Downloads

245
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.