Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/45668
Título: Dos desafios im/possíveis da Pós-modernidade à reconstrução dos referenciais educacionais
Autor: Reis, Carlos Francisco de Sousa 
Palavras-chave: Razão pedagógica; filosofia da educação; Pós-modernidade; Metamodernidade
Data: 2013
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra
Título da revista, periódico, livro ou evento: Educação: perspetivas e desafios
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Neste artigo apresentam-se as linhas de força da modernidade e o quadro concetual do seu projeto educativo, procurando mostrar em que consiste a dinâmica da pós-modernidade e de que forma se rebateu sobre a tradição filosófica, social, cultural e, naturalmente, educacional. Incide-se, particularmente, na desconstrução pós-moderna e denunciam-se as suas limitações, nomeadamente o facto de enveredar por simples paródias da filosofia “tradicional”; a fraqueza argumentativa por trás de uma linguagem opaca de efeito sensacionalista; e o caráter autodestrutivo de certas abordagens. Em sequência, exploram-se algumas propostas de reconstrução dos paradigmas educacionais, procurando superar os problemas do relativismo e da desmobilização do sujeito crítico, como fim crucial da educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/45668
ISBN: 978-989-26-0767-2
DOI: 10.14195/978-989-26-0767-2
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

423
Visto em 23/abr/2024

Downloads

279
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.