Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45668
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, Carlos Francisco de Sousa-
dc.date.accessioned2018-01-03T16:44:22Z-
dc.date.available2018-01-03T16:44:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn978-989-26-0767-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/45668-
dc.description.abstractNeste artigo apresentam-se as linhas de força da modernidade e o quadro concetual do seu projeto educativo, procurando mostrar em que consiste a dinâmica da pós-modernidade e de que forma se rebateu sobre a tradição filosófica, social, cultural e, naturalmente, educacional. Incide-se, particularmente, na desconstrução pós-moderna e denunciam-se as suas limitações, nomeadamente o facto de enveredar por simples paródias da filosofia “tradicional”; a fraqueza argumentativa por trás de uma linguagem opaca de efeito sensacionalista; e o caráter autodestrutivo de certas abordagens. Em sequência, exploram-se algumas propostas de reconstrução dos paradigmas educacionais, procurando superar os problemas do relativismo e da desmobilização do sujeito crítico, como fim crucial da educaçãopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRazão pedagógicapor
dc.subjectfilosofia da educaçãopor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectMetamodernidadepor
dc.titleDos desafios im/possíveis da Pós-modernidade à reconstrução dos referenciais educacionaispor
dc.typebookPartpor
degois.publication.firstPage119por
degois.publication.lastPage148por
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEducação: perspetivas e desafiospor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0767-2por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypebookPart-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-9675-3810-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

423
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

279
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.