Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45668
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorReis, Carlos Francisco de Sousa-
dc.date.accessioned2018-01-03T16:44:22Z-
dc.date.available2018-01-03T16:44:22Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn978-989-26-0767-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/45668-
dc.description.abstractNeste artigo apresentam-se as linhas de força da modernidade e o quadro concetual do seu projeto educativo, procurando mostrar em que consiste a dinâmica da pós-modernidade e de que forma se rebateu sobre a tradição filosófica, social, cultural e, naturalmente, educacional. Incide-se, particularmente, na desconstrução pós-moderna e denunciam-se as suas limitações, nomeadamente o facto de enveredar por simples paródias da filosofia “tradicional”; a fraqueza argumentativa por trás de uma linguagem opaca de efeito sensacionalista; e o caráter autodestrutivo de certas abordagens. Em sequência, exploram-se algumas propostas de reconstrução dos paradigmas educacionais, procurando superar os problemas do relativismo e da desmobilização do sujeito crítico, como fim crucial da educaçãopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRazão pedagógicapor
dc.subjectfilosofia da educaçãopor
dc.subjectPós-modernidadepor
dc.subjectMetamodernidadepor
dc.titleDos desafios im/possíveis da Pós-modernidade à reconstrução dos referenciais educacionaispor
dc.typebookPartpor
degois.publication.firstPage119por
degois.publication.lastPage148por
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleEducação: perspetivas e desafiospor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.14195/978-989-26-0767-2por
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypebookPart-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-9675-3810-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.