Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/45668
Title: | Dos desafios im/possíveis da Pós-modernidade à reconstrução dos referenciais educacionais | Authors: | Reis, Carlos Francisco de Sousa | Keywords: | Razão pedagógica; filosofia da educação; Pós-modernidade; Metamodernidade | Issue Date: | 2013 | Publisher: | Imprensa da Universidade de Coimbra | metadata.degois.publication.title: | Educação: perspetivas e desafios | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | Neste artigo apresentam-se as linhas de força da modernidade e o quadro concetual do seu projeto educativo, procurando mostrar em que consiste a dinâmica da pós-modernidade e de que forma se rebateu sobre a tradição filosófica, social, cultural e, naturalmente, educacional. Incide-se, particularmente, na desconstrução pós-moderna e denunciam-se as suas limitações, nomeadamente o facto de enveredar por simples paródias da filosofia “tradicional”; a fraqueza argumentativa por trás de uma linguagem opaca de efeito sensacionalista; e o caráter autodestrutivo de certas abordagens. Em sequência, exploram-se algumas propostas de reconstrução dos paradigmas educacionais, procurando superar os problemas do relativismo e da desmobilização do sujeito crítico, como fim crucial da educação | URI: | https://hdl.handle.net/10316/45668 | ISBN: | 978-989-26-0767-2 | DOI: | 10.14195/978-989-26-0767-2 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DOS DESAFIOS IM-POSSÍVEIS DA PÓS-MODERNIDADE À RECONSTRUÇÃO DOS REFERENTES.pdf | 321.04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.