Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45668
Title: Dos desafios im/possíveis da Pós-modernidade à reconstrução dos referenciais educacionais
Authors: Reis, Carlos Francisco de Sousa 
Keywords: Razão pedagógica; filosofia da educação; Pós-modernidade; Metamodernidade
Issue Date: 2013
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
metadata.degois.publication.title: Educação: perspetivas e desafios
metadata.degois.publication.location: Coimbra
Abstract: Neste artigo apresentam-se as linhas de força da modernidade e o quadro concetual do seu projeto educativo, procurando mostrar em que consiste a dinâmica da pós-modernidade e de que forma se rebateu sobre a tradição filosófica, social, cultural e, naturalmente, educacional. Incide-se, particularmente, na desconstrução pós-moderna e denunciam-se as suas limitações, nomeadamente o facto de enveredar por simples paródias da filosofia “tradicional”; a fraqueza argumentativa por trás de uma linguagem opaca de efeito sensacionalista; e o caráter autodestrutivo de certas abordagens. Em sequência, exploram-se algumas propostas de reconstrução dos paradigmas educacionais, procurando superar os problemas do relativismo e da desmobilização do sujeito crítico, como fim crucial da educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/45668
ISBN: 978-989-26-0767-2
DOI: 10.14195/978-989-26-0767-2
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.