Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/45668
Title: Dos desafios im/possíveis da Pós-modernidade à reconstrução dos referenciais educacionais
Authors: Reis, Carlos Francisco de Sousa 
Keywords: Razão pedagógica; filosofia da educação; Pós-modernidade; Metamodernidade
Issue Date: 2013
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: Educação: perspetivas e desafios
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Neste artigo apresentam-se as linhas de força da modernidade e o quadro concetual do seu projeto educativo, procurando mostrar em que consiste a dinâmica da pós-modernidade e de que forma se rebateu sobre a tradição filosófica, social, cultural e, naturalmente, educacional. Incide-se, particularmente, na desconstrução pós-moderna e denunciam-se as suas limitações, nomeadamente o facto de enveredar por simples paródias da filosofia “tradicional”; a fraqueza argumentativa por trás de uma linguagem opaca de efeito sensacionalista; e o caráter autodestrutivo de certas abordagens. Em sequência, exploram-se algumas propostas de reconstrução dos paradigmas educacionais, procurando superar os problemas do relativismo e da desmobilização do sujeito crítico, como fim crucial da educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/45668
ISBN: 978-989-26-0767-2
DOI: 10.14195/978-989-26-0767-2
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

423
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

279
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.