Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/41589
Título: As ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização
Outros títulos: The social sciences in the context of Mozambique’ higher education: dilemmas and possibilities of decolonization
Las ciencias sociales en el contexto de la Educación Superior en Mozambique: dilemas y posibilidades de descolonización
Autor: Meneses, Maria Paula 
Palavras-chave: Ensino Superior; Colonialismo; África
Data: 2016
Editora: Universidade Federal de Santa Catarina
Título da revista, periódico, livro ou evento: Perspectiva
Volume: 34
Número: 2
Local de edição ou do evento: Florianópolis
Resumo: No contexto pós-colonial que Moçambique conhece (o país tornou-se independente em 1975), o projeto universitário – um projeto importado – tem conhecido vários desafios. Desde logo, o facto de as universidades existentes serem um modelo moderno, inspirado no saber iluminista, que procura mesclar-se com os saberes e as experiências fruto da diversidade cultural presente no país. Várias experiências atravessam o contexto contemporâneo do Ensino Superior moçambicano, desde as iniciativas que buscam desenvolver um paradigma de saber que reflita uma combinação de conhecimentos, a iniciativas que afirmam a centralidade do saber moderno de matriz eurocêntrica, e que almejam (re)produzir os projetos universitários de países considerados mais avançados (por exemplo, o processo de Bolonha). Este texto, assente na análise de documentação oficial sobre as políticas públicas no campo da educação superior (incluindo planos estratégicos, relatórios e planos de ação), em entrevistas com vários decisores públicos, e outros materiais publicados sobre o assunto, procura analisar, a partir de experiências africanas, vários aspectos das políticas de conhecimento em Moçambique, refletindo sobre possibilidades de “descolonizar” as ciências sociais.
URI: https://hdl.handle.net/10316/41589
ISSN: 0102-5473
2175-795X
DOI: 10.5007/2175-795X.2016v34n2p338
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

897
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

674
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.