Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/41589
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Meneses, Maria Paula | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-26T14:59:36Z | - |
dc.date.available | 2017-05-26T14:59:36Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 0102-5473 | por |
dc.identifier.issn | 2175-795X | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/41589 | - |
dc.description.abstract | No contexto pós-colonial que Moçambique conhece (o país tornou-se independente em 1975), o projeto universitário – um projeto importado – tem conhecido vários desafios. Desde logo, o facto de as universidades existentes serem um modelo moderno, inspirado no saber iluminista, que procura mesclar-se com os saberes e as experiências fruto da diversidade cultural presente no país. Várias experiências atravessam o contexto contemporâneo do Ensino Superior moçambicano, desde as iniciativas que buscam desenvolver um paradigma de saber que reflita uma combinação de conhecimentos, a iniciativas que afirmam a centralidade do saber moderno de matriz eurocêntrica, e que almejam (re)produzir os projetos universitários de países considerados mais avançados (por exemplo, o processo de Bolonha). Este texto, assente na análise de documentação oficial sobre as políticas públicas no campo da educação superior (incluindo planos estratégicos, relatórios e planos de ação), em entrevistas com vários decisores públicos, e outros materiais publicados sobre o assunto, procura analisar, a partir de experiências africanas, vários aspectos das políticas de conhecimento em Moçambique, refletindo sobre possibilidades de “descolonizar” as ciências sociais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Catarina | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino Superior | por |
dc.subject | Colonialismo | por |
dc.subject | África | por |
dc.title | As ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização | por |
dc.title.alternative | The social sciences in the context of Mozambique’ higher education: dilemmas and possibilities of decolonization | por |
dc.title.alternative | Las ciencias sociales en el contexto de la Educación Superior en Mozambique: dilemas y posibilidades de descolonización | por |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 338 | por |
degois.publication.lastPage | 364 | por |
degois.publication.issue | 2 | por |
degois.publication.location | Florianópolis | por |
degois.publication.title | Perspectiva | por |
dc.relation.publisherversion | https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n2p338 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.5007/2175-795X.2016v34n2p338 | por |
degois.publication.volume | 34 | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-9812-2177 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique_dilemas e possibilidades de descolonização.pdf | 427.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.