Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/41589
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMeneses, Maria Paula-
dc.date.accessioned2017-05-26T14:59:36Z-
dc.date.available2017-05-26T14:59:36Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn0102-5473por
dc.identifier.issn2175-795Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/41589-
dc.description.abstractNo contexto pós-colonial que Moçambique conhece (o país tornou-se independente em 1975), o projeto universitário – um projeto importado – tem conhecido vários desafios. Desde logo, o facto de as universidades existentes serem um modelo moderno, inspirado no saber iluminista, que procura mesclar-se com os saberes e as experiências fruto da diversidade cultural presente no país. Várias experiências atravessam o contexto contemporâneo do Ensino Superior moçambicano, desde as iniciativas que buscam desenvolver um paradigma de saber que reflita uma combinação de conhecimentos, a iniciativas que afirmam a centralidade do saber moderno de matriz eurocêntrica, e que almejam (re)produzir os projetos universitários de países considerados mais avançados (por exemplo, o processo de Bolonha). Este texto, assente na análise de documentação oficial sobre as políticas públicas no campo da educação superior (incluindo planos estratégicos, relatórios e planos de ação), em entrevistas com vários decisores públicos, e outros materiais publicados sobre o assunto, procura analisar, a partir de experiências africanas, vários aspectos das políticas de conhecimento em Moçambique, refletindo sobre possibilidades de “descolonizar” as ciências sociais.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectColonialismopor
dc.subjectÁfricapor
dc.titleAs ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonizaçãopor
dc.title.alternativeThe social sciences in the context of Mozambique’ higher education: dilemmas and possibilities of decolonizationpor
dc.title.alternativeLas ciencias sociales en el contexto de la Educación Superior en Mozambique: dilemas y posibilidades de descolonizaciónpor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage338por
degois.publication.lastPage364por
degois.publication.issue2por
degois.publication.locationFlorianópolispor
degois.publication.titlePerspectivapor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n2p338por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.5007/2175-795X.2016v34n2p338por
degois.publication.volume34por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-9812-2177-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Show simple item record

Page view(s) 20

897
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

674
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.