Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/41589
Title: As ciências sociais no contexto do Ensino Superior em Moçambique: dilemas e possibilidades de descolonização
Other Titles: The social sciences in the context of Mozambique’ higher education: dilemmas and possibilities of decolonization
Las ciencias sociales en el contexto de la Educación Superior en Mozambique: dilemas y posibilidades de descolonización
Authors: Meneses, Maria Paula 
Keywords: Ensino Superior; Colonialismo; África
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina
Serial title, monograph or event: Perspectiva
Volume: 34
Issue: 2
Place of publication or event: Florianópolis
Abstract: No contexto pós-colonial que Moçambique conhece (o país tornou-se independente em 1975), o projeto universitário – um projeto importado – tem conhecido vários desafios. Desde logo, o facto de as universidades existentes serem um modelo moderno, inspirado no saber iluminista, que procura mesclar-se com os saberes e as experiências fruto da diversidade cultural presente no país. Várias experiências atravessam o contexto contemporâneo do Ensino Superior moçambicano, desde as iniciativas que buscam desenvolver um paradigma de saber que reflita uma combinação de conhecimentos, a iniciativas que afirmam a centralidade do saber moderno de matriz eurocêntrica, e que almejam (re)produzir os projetos universitários de países considerados mais avançados (por exemplo, o processo de Bolonha). Este texto, assente na análise de documentação oficial sobre as políticas públicas no campo da educação superior (incluindo planos estratégicos, relatórios e planos de ação), em entrevistas com vários decisores públicos, e outros materiais publicados sobre o assunto, procura analisar, a partir de experiências africanas, vários aspectos das políticas de conhecimento em Moçambique, refletindo sobre possibilidades de “descolonizar” as ciências sociais.
URI: http://hdl.handle.net/10316/41589
ISSN: 0102-5473
2175-795X
DOI: 10.5007/2175-795X.2016v34n2p338
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Show full item record

Page view(s) 50

464
checked on Jun 15, 2021

Download(s) 50

439
checked on Jun 15, 2021

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.