Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/40725
Título: Futebol, Mercantilismo e Identidade no século XXI : Hegemonia e Contra-Hegemonia
Autor: Almeida, Pedro 
Palavras-chave: Futebol; Mercantilização; Governação; Identidade
Data: 2015
Editora: CICS.NOVA
Título da revista, periódico, livro ou evento: Forum Sociológico
Número: 26
Local de edição ou do evento: Lisboa
Resumo: Este artigo explora o impacto que as políticas de cariz mercantil têm tido no futebol, procurando evidenciar a forma como os clubes têm assimilado as profundas transformações económicas, políticas, sociais e culturais das últimas décadas. Depois de se analisar criticamente o atual estado do debate teórico sobre futebol e sociedade, discute-se em que medida a política de governação do Athletic de Bilbao pode ser concebida como uma forma de resistência contra-hegemónica face aos crescentes processos de mercantilização que se têm vindo a impor no contexto do futebol. Desta forma, através do desafio às doutrinas dominantes, mostra-se que a pura mercantilização no futebol não deve ser entendida como uma inevitabilidade histórica.
This paper explores the impact commercial policies have had on football, and endeavours to show evidence of how clubs have assimilated the profound economic, political, social and cultural transformations of the last decades. Firstly, the current theoretical debate about football and society is critically analysed. There follows a discussion of how the governance of Athletic Bilbao can be perceived as a way of counter-hegemonic resistance vis-à-vis the increasingly imposed commercialisation and commodification of football. Thus, by challenging the dominant doctrine, my purpose is to show that pure mercantilism in football must not be understood as an historical inevitability.
URI: https://hdl.handle.net/10316/40725
ISSN: 2182-7427
DOI: 10.4000/sociologico.1176
10.4000/sociologico.1176
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Futebol, Mercantilismo e Identidade no século XXI.pdf203.21 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

354
Visto em 23/abr/2024

Downloads

222
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.