Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/40725
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Pedro-
dc.date.accessioned2017-04-07T16:48:16Z-
dc.date.available2017-04-07T16:48:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn2182-7427por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/40725-
dc.description.abstractEste artigo explora o impacto que as políticas de cariz mercantil têm tido no futebol, procurando evidenciar a forma como os clubes têm assimilado as profundas transformações económicas, políticas, sociais e culturais das últimas décadas. Depois de se analisar criticamente o atual estado do debate teórico sobre futebol e sociedade, discute-se em que medida a política de governação do Athletic de Bilbao pode ser concebida como uma forma de resistência contra-hegemónica face aos crescentes processos de mercantilização que se têm vindo a impor no contexto do futebol. Desta forma, através do desafio às doutrinas dominantes, mostra-se que a pura mercantilização no futebol não deve ser entendida como uma inevitabilidade histórica.por
dc.description.abstractThis paper explores the impact commercial policies have had on football, and endeavours to show evidence of how clubs have assimilated the profound economic, political, social and cultural transformations of the last decades. Firstly, the current theoretical debate about football and society is critically analysed. There follows a discussion of how the governance of Athletic Bilbao can be perceived as a way of counter-hegemonic resistance vis-à-vis the increasingly imposed commercialisation and commodification of football. Thus, by challenging the dominant doctrine, my purpose is to show that pure mercantilism in football must not be understood as an historical inevitability.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCICS.NOVApor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectMercantilizaçãopor
dc.subjectGovernaçãopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.titleFutebol, Mercantilismo e Identidade no século XXI : Hegemonia e Contra-Hegemoniapor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage7por
degois.publication.lastPage16por
degois.publication.issue26por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleForum Sociológicopor
dc.relation.publisherversionhttp://sociologico.revues.org/1176por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.4000/sociologico.1176por
dc.identifier.doi10.4000/sociologico.1176-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypearticle-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Futebol, Mercantilismo e Identidade no século XXI.pdf203.21 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.