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Título: Enrolamento de anéis de aço: otimização do processo
Autor: Dantas, João Pedro Ramos Teles 
Orientador: Trindade, Bruno Miguel Quelhas de Sacadura Cabral
Nascimento, Luís
Palavras-chave: Enrolamento; H55; Circularidade; Anéis; I-Shaped; Vform; coil; H55; circularity; rings; I-shaped; V-form
Data: 12-Mar-2015
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este projeto foi desenvolvido na Mahle Componentes de motor S.A. de Portugal, onde são produzidos anéis de pistão (segmentos), e teve como objetivo a otimização do diâmetro de processamento do anel I-Shaped com perfil V-form de forma a melhorar a sua circularidade e a cota h55 junto às pontas. Para tal, procedeu-se à alteração da cota do diâmetro final, em função dos valores teóricos obtidos por uma folha de cálculo própria para este tipo de anel. Esta alteração tem uma maior relevância na fase inicial do processamento do anel, mais propiamente na fase do enrolamento e corte. Para avaliar eventuais alterações significativas na dimensão do perfil, recorreu-se ao laboratório de metrologia da Mahle Na análise dos resultados, verificou-se uma melhoria da cota h55 nas extremidades do anel. A nível de circularidade, verificou-se uma melhoria ao longo do perímetro do anel. Os resultados obtidos nas extremidades foram inconclusivos. Neste estágio foram ainda efetuadas atividades paralelas com o intuito de identificar e resolver alguns problemas existentes na linha de produção do anel de aço.
This project was developed in Mahle Components of Motor S.A of Portugal, where piston rings are produced and had as objective optimizing the diameter processing of I-Shaped ring with V-form profile in order to improve the circularity and the quota h55 in the ends of the ring. With this purpose, the dimension of the final diameter was changed, depending on the theoretical values obtained by a separate worksheet for this type of ring. This change has a great relevance in the initial phase, more specifically in the coil and cutting of the ring. The evaluation of changes in the dimension of the profile was performed at the metrology laboratory of Mahle. The results showed an improvement in quota h55 at the ends of the ring. Concerning circularity, the results obtained in the ends of the ring are inconclusive, but the circularity along the ring circumference was improved. Parallel activities in the line of steel ring were carried out in order to identify and solve some current problems in the production line.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38968
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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