Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/30747
Título: O papel dos valores pessoais e o seu efeito moderador na relação entre o rendimento e a satisfação com a vida : caso português
Autor: Batista, Andreia Raquel Alegria 
Orientador: Pereira, Maria Conceição
Palavras-chave: Economia da felicidade; Satisfação com a vida; Rendimento equivalente; Rendimento de referência; Valores pessoais; Efeito de moderação; Portugal
Data: 16-Fev-2016
Editora: FEUC
Citação: Batista, Andreia Raquel Alegria - O papel dos valores pessoais e o seu efeito moderador na relação entre o rendimento e a satisfação com a vida : caso português, Coimbra, 2016
Resumo: O presente trabalho de projeto procurou desvendar a existência (ou não) de um efeito de moderação (mitigador ou intensificador) conduzido pelas dimensões de valores pessoais (definidas segundo a Teoria de Schwartz, 1992) na relação entre as variáveis do rendimento (equivalente e de referência) e o grau de satisfação com a vida da população portuguesa. Assim como permitiu indagar sobre os efeitos diretos que o rendimento equivalente, o rendimento de referência e as dimensões de valores pessoais exercem sobre a satisfação com a vida. Para a concretização do estudo foram utilizados os dados disponibilizados pelo European Social Survey referentes a 4 edições: a 3ª (2006), a 4ª (2008), a 5ª (2010) e a 6ª (2012). A partir de uma amostra com 3.896 observações, observou-se que, em média, o grau de satisfação com a vida dos indivíduos em Portugal é de 5,58 (numa escala de 0 a 10). Verificou-se um efeito positivo do rendimento equivalente e um efeito negativo do rendimento de referência no grau de satisfação com a vida. Os resultados permitem constatar que o impacto das dimensões de valores pessoais na satisfação com a vida depende do contexto social e cultural vigente em Portugal enquanto país coletivista e da própria natureza dos valores pessoais associados a cada dimensão. Provou-se a existência de um efeito moderador, de atenuação e de intensificação, exercido pelas dimensões de Auto-Promoção e Auto-Transcendência, respetivamente, na relação entre o rendimento de referência e a variável dependente, o que permite realçar o papel que estes valores pessoais exercem nos processos de comparações sociais. Contudo, não se verificou qualquer efeito de moderação das dimensões de Abertura à Mudança e de Conservação, possivelmente devido à natureza não-materialista dos valores pessoais que lhes estão associados. Também na relação do rendimento equivalente e a satisfação com a vida, as dimensões de valores pessoais não desempenharam qualquer efeito de moderação.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Conceição Pereira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/30747
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TP_AndreiaBatista.pdf1.66 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

696
Visto em 6/nov/2024

Downloads

166
Visto em 6/nov/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.