Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/30747
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dc.contributor.advisorPereira, Maria Conceição-
dc.contributor.authorBatista, Andreia Raquel Alegria-
dc.date.accessioned2016-02-29T16:48:18Z-
dc.date.available2016-02-29T16:48:18Z-
dc.date.issued2016-02-16-
dc.identifier.citationBatista, Andreia Raquel Alegria - O papel dos valores pessoais e o seu efeito moderador na relação entre o rendimento e a satisfação com a vida : caso português, Coimbra, 2016por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/30747-
dc.descriptionTrabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Conceição Pereira.por
dc.description.abstractO presente trabalho de projeto procurou desvendar a existência (ou não) de um efeito de moderação (mitigador ou intensificador) conduzido pelas dimensões de valores pessoais (definidas segundo a Teoria de Schwartz, 1992) na relação entre as variáveis do rendimento (equivalente e de referência) e o grau de satisfação com a vida da população portuguesa. Assim como permitiu indagar sobre os efeitos diretos que o rendimento equivalente, o rendimento de referência e as dimensões de valores pessoais exercem sobre a satisfação com a vida. Para a concretização do estudo foram utilizados os dados disponibilizados pelo European Social Survey referentes a 4 edições: a 3ª (2006), a 4ª (2008), a 5ª (2010) e a 6ª (2012). A partir de uma amostra com 3.896 observações, observou-se que, em média, o grau de satisfação com a vida dos indivíduos em Portugal é de 5,58 (numa escala de 0 a 10). Verificou-se um efeito positivo do rendimento equivalente e um efeito negativo do rendimento de referência no grau de satisfação com a vida. Os resultados permitem constatar que o impacto das dimensões de valores pessoais na satisfação com a vida depende do contexto social e cultural vigente em Portugal enquanto país coletivista e da própria natureza dos valores pessoais associados a cada dimensão. Provou-se a existência de um efeito moderador, de atenuação e de intensificação, exercido pelas dimensões de Auto-Promoção e Auto-Transcendência, respetivamente, na relação entre o rendimento de referência e a variável dependente, o que permite realçar o papel que estes valores pessoais exercem nos processos de comparações sociais. Contudo, não se verificou qualquer efeito de moderação das dimensões de Abertura à Mudança e de Conservação, possivelmente devido à natureza não-materialista dos valores pessoais que lhes estão associados. Também na relação do rendimento equivalente e a satisfação com a vida, as dimensões de valores pessoais não desempenharam qualquer efeito de moderação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEconomia da felicidadepor
dc.subjectSatisfação com a vidapor
dc.subjectRendimento equivalentepor
dc.subjectRendimento de referênciapor
dc.subjectValores pessoaispor
dc.subjectEfeito de moderaçãopor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleO papel dos valores pessoais e o seu efeito moderador na relação entre o rendimento e a satisfação com a vida : caso portuguêspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201481278-
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6300-7822-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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