Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/25975
Título: | Cultura de aprendizagem e desempenho em instituições de ensino superior: o papel mediador da satisfação e da inovação | Autor: | Silva, Ana Soraia Duarte | Orientador: | Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias | Palavras-chave: | Cultura organizacional; Cultura de aprendizagem | Data: | 2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Cultura de aprendizagem e desempenho em instituições de ensino superior: o papel mediador da satisfação e da inovação | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O presente estudo insere-se no âmbito da cultura organizacional, mais
especificamente, na cultura de aprendizagem. As organizações com uma
cultura de aprendizagem influenciam as atitudes e os comportamentos dos
colaboradores, nomeadamente, na satisfação profissional, inovação e
desempenho (Ribeiro, 2012). Utilizando uma amostra de 279 estudantes de
universidades portuguesas, a presente investigação centra-se na relação entre
a cultura de aprendizagem e o desempenho, e analisa também os possíveis
efeitos de mediação das varáveis satisfação profissional e inovação nesta
relação. Através da técnica de equações estruturais, analisámos um modelo
estrutural que sugeriu uma relação entre a cultura de aprendizagem e as
variáveis satisfação e inovação; no entanto só foi suportada a mediação pela
inovação. Este estudo realça a importância de desenvolver culturas de
aprendizagem que promovem, entre outros aspectos, a inovação, pois esta
parece ter um impacto positivo no desempenho dos estudantes universitários. The present study falls within the organizational culture, specifically the culture of learning. Organizations with a learning culture influence employees’ attitudes and behavior, particularly in the job satisfaction, innovation and performance (Ribeiro, 2012). Using the sample of 279 portuguese university students, this research focuses on the relation between learning culture and performance, and also analyzes possible effects of job satisfaction and innovation as mediators in this relation. Through the technique of structural equation, we examined a structural model that suggested a relation between the learning culture and innovation and satisfaction variables, however only innovation was supported as mediator. This study highlights the importance of developing learning cultures that promote, among other things, the inoovation, because it seems to have a positive impact on the university students’ performance. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25975 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Soraia Silva.pdf | 967.37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
188
Visto em 10/set/2024
Downloads
53
Visto em 10/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.