Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25975
Título: Cultura de aprendizagem e desempenho em instituições de ensino superior: o papel mediador da satisfação e da inovação
Autor: Silva, Ana Soraia Duarte 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Palavras-chave: Cultura organizacional; Cultura de aprendizagem
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cultura de aprendizagem e desempenho em instituições de ensino superior: o papel mediador da satisfação e da inovação
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo insere-se no âmbito da cultura organizacional, mais especificamente, na cultura de aprendizagem. As organizações com uma cultura de aprendizagem influenciam as atitudes e os comportamentos dos colaboradores, nomeadamente, na satisfação profissional, inovação e desempenho (Ribeiro, 2012). Utilizando uma amostra de 279 estudantes de universidades portuguesas, a presente investigação centra-se na relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho, e analisa também os possíveis efeitos de mediação das varáveis satisfação profissional e inovação nesta relação. Através da técnica de equações estruturais, analisámos um modelo estrutural que sugeriu uma relação entre a cultura de aprendizagem e as variáveis satisfação e inovação; no entanto só foi suportada a mediação pela inovação. Este estudo realça a importância de desenvolver culturas de aprendizagem que promovem, entre outros aspectos, a inovação, pois esta parece ter um impacto positivo no desempenho dos estudantes universitários.
The present study falls within the organizational culture, specifically the culture of learning. Organizations with a learning culture influence employees’ attitudes and behavior, particularly in the job satisfaction, innovation and performance (Ribeiro, 2012). Using the sample of 279 portuguese university students, this research focuses on the relation between learning culture and performance, and also analyzes possible effects of job satisfaction and innovation as mediators in this relation. Through the technique of structural equation, we examined a structural model that suggested a relation between the learning culture and innovation and satisfaction variables, however only innovation was supported as mediator. This study highlights the importance of developing learning cultures that promote, among other things, the inoovation, because it seems to have a positive impact on the university students’ performance.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25975
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Ana Soraia Silva.pdf967.37 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

173
Visto em 23/abr/2024

Downloads

32
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.