Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25975
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias-
dc.contributor.authorSilva, Ana Soraia Duarte-
dc.date.accessioned2014-06-09T15:37:59Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25975-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractO presente estudo insere-se no âmbito da cultura organizacional, mais especificamente, na cultura de aprendizagem. As organizações com uma cultura de aprendizagem influenciam as atitudes e os comportamentos dos colaboradores, nomeadamente, na satisfação profissional, inovação e desempenho (Ribeiro, 2012). Utilizando uma amostra de 279 estudantes de universidades portuguesas, a presente investigação centra-se na relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho, e analisa também os possíveis efeitos de mediação das varáveis satisfação profissional e inovação nesta relação. Através da técnica de equações estruturais, analisámos um modelo estrutural que sugeriu uma relação entre a cultura de aprendizagem e as variáveis satisfação e inovação; no entanto só foi suportada a mediação pela inovação. Este estudo realça a importância de desenvolver culturas de aprendizagem que promovem, entre outros aspectos, a inovação, pois esta parece ter um impacto positivo no desempenho dos estudantes universitários.pt
dc.description.abstractThe present study falls within the organizational culture, specifically the culture of learning. Organizations with a learning culture influence employees’ attitudes and behavior, particularly in the job satisfaction, innovation and performance (Ribeiro, 2012). Using the sample of 279 portuguese university students, this research focuses on the relation between learning culture and performance, and also analyzes possible effects of job satisfaction and innovation as mediators in this relation. Through the technique of structural equation, we examined a structural model that suggested a relation between the learning culture and innovation and satisfaction variables, however only innovation was supported as mediator. This study highlights the importance of developing learning cultures that promote, among other things, the inoovation, because it seems to have a positive impact on the university students’ performance.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectCultura organizacionalpt
dc.subjectCultura de aprendizagempt
dc.titleCultura de aprendizagem e desempenho em instituições de ensino superior: o papel mediador da satisfação e da inovaçãopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleCultura de aprendizagem e desempenho em instituições de ensino superior: o papel mediador da satisfação e da inovaçãopor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2013-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3380-0840-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ana Soraia Silva.pdf967.37 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

173
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

32
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.