Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25975
Title: Cultura de aprendizagem e desempenho em instituições de ensino superior: o papel mediador da satisfação e da inovação
Authors: Silva, Ana Soraia Duarte 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Keywords: Cultura organizacional; Cultura de aprendizagem
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Cultura de aprendizagem e desempenho em instituições de ensino superior: o papel mediador da satisfação e da inovação
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo insere-se no âmbito da cultura organizacional, mais especificamente, na cultura de aprendizagem. As organizações com uma cultura de aprendizagem influenciam as atitudes e os comportamentos dos colaboradores, nomeadamente, na satisfação profissional, inovação e desempenho (Ribeiro, 2012). Utilizando uma amostra de 279 estudantes de universidades portuguesas, a presente investigação centra-se na relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho, e analisa também os possíveis efeitos de mediação das varáveis satisfação profissional e inovação nesta relação. Através da técnica de equações estruturais, analisámos um modelo estrutural que sugeriu uma relação entre a cultura de aprendizagem e as variáveis satisfação e inovação; no entanto só foi suportada a mediação pela inovação. Este estudo realça a importância de desenvolver culturas de aprendizagem que promovem, entre outros aspectos, a inovação, pois esta parece ter um impacto positivo no desempenho dos estudantes universitários.
The present study falls within the organizational culture, specifically the culture of learning. Organizations with a learning culture influence employees’ attitudes and behavior, particularly in the job satisfaction, innovation and performance (Ribeiro, 2012). Using the sample of 279 portuguese university students, this research focuses on the relation between learning culture and performance, and also analyzes possible effects of job satisfaction and innovation as mediators in this relation. Through the technique of structural equation, we examined a structural model that suggested a relation between the learning culture and innovation and satisfaction variables, however only innovation was supported as mediator. This study highlights the importance of developing learning cultures that promote, among other things, the inoovation, because it seems to have a positive impact on the university students’ performance.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25975
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ana Soraia Silva.pdf967.37 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

173
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

32
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.