Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17765
Título: Relatório final de estágio : escola E.B. 2, 3 Martim de Freitas - Coimbra
Autor: Almeida, João Pedro Correia de 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2011
Citação: ALMEIDA, João Pedro Correia de - Relatório final de estágio : escola E.B. 2, 3 Martim de Freitas - Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2011. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: <http://hdl.handle.net/10316/17765>
Resumo: A elaboração deste relatório final de estágio insere-se na unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório de Estágio, do quarto semestre do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola E.B. 2.3 Martim de Freitas de Coimbra, ao longo do ano lectivo 2010/2011, e apresentava como objectivo favorecer a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos três anos de formação inicial e durante o primeiro e segundo semestre do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, através duma prática docente em situação real e orientada, de forma a profissionalizar docentes de Educação Física competentes e adequadamente preparados para a profissão. O presente relatório visa a descrição e reflexão por parte do aluno estagiário, sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico e as vivências que este lhe proporcionou, pois como é descrito ao longo do trabalho, o professor só evolui se reflectir sobre as suas acções. Ao longo do relatório serão descritas as diversas reflexões realizadas pelo estagiário ao longo do ano sobre a sua acção, estas que lhe permitiram evoluir na sua capacidade e qualidade de intervenção. A análise e reflexão sobre este ano de formação permite formular diversas conclusões e retirar informações se podem mostrar bastante úteis para uma futura acção no âmbito do ensino. O constante compromisso para com as aprendizagens dos alunos e para com o meio escolar assumiu-se como uma prioridade no decorrer deste ano lectivo, levando a uma enorme evolução da capacidade de intervenção a nível pedagógico e de intervenção nas actividades e compromissos com o meio escolar. Esta evolução permite-nos afirmar que a profissionalização do estagiário é contínua e não incide apenas na intervenção pedagógica, mas também ao nível da comunidade escolar. Ao longo deste relatório perceberemos também a importância de o estagiário apresentar uma constante e correcta ética - profissional, dado se tratar de uma característica fundamental para o desenvolvimento da profissão docente.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17765
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Resumo-Abstract.pdf9.5 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatório Final de Estágio.pdf474.65 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

380
Visto em 9/abr/2024

Downloads 20

1.093
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.