Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17765
Title: Relatório final de estágio : escola E.B. 2, 3 Martim de Freitas - Coimbra
Authors: Almeida, João Pedro Correia de 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2011
Citation: ALMEIDA, João Pedro Correia de - Relatório final de estágio : escola E.B. 2, 3 Martim de Freitas - Coimbra. Coimbra : [s.n.], 2011. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: <http://hdl.handle.net/10316/17765>
Abstract: A elaboração deste relatório final de estágio insere-se na unidade curricular Estágio Pedagógico e Relatório de Estágio, do quarto semestre do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola E.B. 2.3 Martim de Freitas de Coimbra, ao longo do ano lectivo 2010/2011, e apresentava como objectivo favorecer a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos três anos de formação inicial e durante o primeiro e segundo semestre do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, através duma prática docente em situação real e orientada, de forma a profissionalizar docentes de Educação Física competentes e adequadamente preparados para a profissão. O presente relatório visa a descrição e reflexão por parte do aluno estagiário, sobre todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio pedagógico e as vivências que este lhe proporcionou, pois como é descrito ao longo do trabalho, o professor só evolui se reflectir sobre as suas acções. Ao longo do relatório serão descritas as diversas reflexões realizadas pelo estagiário ao longo do ano sobre a sua acção, estas que lhe permitiram evoluir na sua capacidade e qualidade de intervenção. A análise e reflexão sobre este ano de formação permite formular diversas conclusões e retirar informações se podem mostrar bastante úteis para uma futura acção no âmbito do ensino. O constante compromisso para com as aprendizagens dos alunos e para com o meio escolar assumiu-se como uma prioridade no decorrer deste ano lectivo, levando a uma enorme evolução da capacidade de intervenção a nível pedagógico e de intervenção nas actividades e compromissos com o meio escolar. Esta evolução permite-nos afirmar que a profissionalização do estagiário é contínua e não incide apenas na intervenção pedagógica, mas também ao nível da comunidade escolar. Ao longo deste relatório perceberemos também a importância de o estagiário apresentar uma constante e correcta ética - profissional, dado se tratar de uma característica fundamental para o desenvolvimento da profissão docente.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17765
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Resumo-Abstract.pdf9.5 kBAdobe PDFView/Open
Relatório Final de Estágio.pdf474.65 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

370
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 20

1,087
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.