Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17763
Título: Relatório final de estágio : Escola E.B. 2 e 3 Martim de Freitas
Autor: Mateus, Sílvia Rafaela Ferreira Sobral Aguiar 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2011
Citação: MATEUS, Sílvia Rafaela Ferreira Sobral Aguiar - Relatório final de estágio : Escola E.B. 2 e 3 Martim de Freitas. Coimbra : [s.n.], 2011. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: <http://hdl.handle.net/10316/17763>.
Resumo: O presente documento constituía o Relatório Final de Estágio, inserido no 3º e 4º semestre da unidade curricular de Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola E.B. 2 e 3 Martim de Freitas de Coimbra no ano lectivo de 2010/2011, com o principal objectivo da integração de professores estagiários num ambiente escolar, tendo em vista a aquisição de competências de docente em contexto real, com a realização de uma intervenção pedagógica supervisionada e orientada. Desta forma, a sua elaboração permite realizar uma reflexão de todas as aprendizagens que resultaram de um ano de grandes experiências. A percepção de todas as necessidades, dificuldades e aprendizagens permite avaliar, com espírito crítico e reflexivo, o somatório das capacidades adquiridas favorecendo mais tarde a sua adaptação no decorrer do seu percurso como docente da disciplina de Educação Física. A responsabilidade de estruturar um processo de ensino-aprendizagem que vise o sucesso dos alunos revela-se como um compromisso de grande importância no decorrer de toda a prática de docente, em consonância com o meio escolar. Desta forma, as principais competências a desenvolver enquanto professores estagiárias estão directamente ligadas a três dimensões: o Planeamento, a Realização e a Avaliação, que tentam promover exactamente esse principia base. Posto isto, existe a necessidade de uma formação contínua e variada, que não se centre só na leccionação efectiva da disciplina mas sim de todas as funções implícitas no desenvolvimento do processo de acção educativa. Ao longo de toda a carreira de docente, o professor deve ser possuidor de uma conduta ética e moral que resulte no correcto desempenho das várias funções, sendo determinante para a sua qualidade enquanto profissional da área. Assim, actualmente o professor é visto como um ser coerente, capaz e competente no desempenho das suas funções, reflectindo sobre as suas práticas programando todo o ensino de acordo com as necessidades e interesses dos alunos. Com isto, o Estágio Pedagógico visa a assimilação dessas mesmas competências, desenvolvendo assim o aluno a nível pessoas e profissional de modo a torna-lo num professor digno da sua profissão.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17763
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Resumo-Abstract.pdf91.24 kBAdobe PDFVer/Abrir
Relatrório Final de Estágio.pdf553.76 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

288
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

1.039
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.