Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17763
Title: Relatório final de estágio : Escola E.B. 2 e 3 Martim de Freitas
Authors: Mateus, Sílvia Rafaela Ferreira Sobral Aguiar 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2011
Citation: MATEUS, Sílvia Rafaela Ferreira Sobral Aguiar - Relatório final de estágio : Escola E.B. 2 e 3 Martim de Freitas. Coimbra : [s.n.], 2011. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: <http://hdl.handle.net/10316/17763>.
Abstract: O presente documento constituía o Relatório Final de Estágio, inserido no 3º e 4º semestre da unidade curricular de Estágio Pedagógico, do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola E.B. 2 e 3 Martim de Freitas de Coimbra no ano lectivo de 2010/2011, com o principal objectivo da integração de professores estagiários num ambiente escolar, tendo em vista a aquisição de competências de docente em contexto real, com a realização de uma intervenção pedagógica supervisionada e orientada. Desta forma, a sua elaboração permite realizar uma reflexão de todas as aprendizagens que resultaram de um ano de grandes experiências. A percepção de todas as necessidades, dificuldades e aprendizagens permite avaliar, com espírito crítico e reflexivo, o somatório das capacidades adquiridas favorecendo mais tarde a sua adaptação no decorrer do seu percurso como docente da disciplina de Educação Física. A responsabilidade de estruturar um processo de ensino-aprendizagem que vise o sucesso dos alunos revela-se como um compromisso de grande importância no decorrer de toda a prática de docente, em consonância com o meio escolar. Desta forma, as principais competências a desenvolver enquanto professores estagiárias estão directamente ligadas a três dimensões: o Planeamento, a Realização e a Avaliação, que tentam promover exactamente esse principia base. Posto isto, existe a necessidade de uma formação contínua e variada, que não se centre só na leccionação efectiva da disciplina mas sim de todas as funções implícitas no desenvolvimento do processo de acção educativa. Ao longo de toda a carreira de docente, o professor deve ser possuidor de uma conduta ética e moral que resulte no correcto desempenho das várias funções, sendo determinante para a sua qualidade enquanto profissional da área. Assim, actualmente o professor é visto como um ser coerente, capaz e competente no desempenho das suas funções, reflectindo sobre as suas práticas programando todo o ensino de acordo com as necessidades e interesses dos alunos. Com isto, o Estágio Pedagógico visa a assimilação dessas mesmas competências, desenvolvendo assim o aluno a nível pessoas e profissional de modo a torna-lo num professor digno da sua profissão.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17763
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Resumo-Abstract.pdf91.24 kBAdobe PDFView/Open
Relatrório Final de Estágio.pdf553.76 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

288
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

1,039
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.