Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17671
Title: | Relatório de estágio | Authors: | Santos, Gonçalo Alexandre da Silva | Orientador: | Nobre, Paulo Sousa, Cláudio |
Keywords: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Issue Date: | 2011 | Abstract: | O Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado numa turma do 3º Ciclo, durante o ano lectivo 2010/2011. Pretende-se que este documento possibilite a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo deste processo de formação, e que levante outras questões inerentes ao ensino da Educação Física, promovendo uma constante e necessária pesquisa sobre os principais processos que conduzam ao desenvolvimento e actualização permanente das formas de abordar esta disciplina, nomeadamente nos que se referem ao planeamento, realização e avaliação dos alunos. Com o planeamento procurou-se delinear um conjunto de decisões que visassem a orientação prévia de acções de desenvolvimento e promoção eficaz do processo ensino-aprendizagem dos alunos. Sempre sujeito aos necessários reajustamentos, o planeamento baseou-se, especialmente nas características dos alunos, no sentido de aumentar o sucesso escolar. É partindo de uma planificação geral (plano anual) que deverão surgir as planificações por matérias (unidades didácticas), até chegar à planificação específica que leva à realização prática pretendida sobre os alunos – plano de aula. Sendo que é através da realização que se promove o contacto directo com os discentes, este incidiu, essencialmente, sobre a optimização das dimensões de intervenção pedagógica, de onde se realçam as estratégias assumidas e postas em prática ao nível da instrução e da gestão, como sendo consideradas pelo aluno estagiário, as que maior valor preconizam sobre o contributo e significância da eficácia e competência de ensinar. Mais que um fim, a avaliação é, aqui, entendida como um meio facilitador da orientação do alcance de objectivos e consecução do processo evolutivo multilateral dos alunos, onde se destaca a importância específica de cada tipo de avaliação posta em prática, através de um encadeamento lógico de verificação, regulação e aferição das aquisições dos alunos, pelos diferentes domínios de aprendizagem. | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17671 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO_ESTÁGIO_2010_2011_GonçaloS.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
303
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
160
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.