Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17671
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nobre, Paulo | - |
dc.contributor.advisor | Sousa, Cláudio | - |
dc.contributor.author | Santos, Gonçalo Alexandre da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-24T12:37:29Z | - |
dc.date.available | 2011-11-24T12:37:29Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/17671 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado numa turma do 3º Ciclo, durante o ano lectivo 2010/2011. Pretende-se que este documento possibilite a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo deste processo de formação, e que levante outras questões inerentes ao ensino da Educação Física, promovendo uma constante e necessária pesquisa sobre os principais processos que conduzam ao desenvolvimento e actualização permanente das formas de abordar esta disciplina, nomeadamente nos que se referem ao planeamento, realização e avaliação dos alunos. Com o planeamento procurou-se delinear um conjunto de decisões que visassem a orientação prévia de acções de desenvolvimento e promoção eficaz do processo ensino-aprendizagem dos alunos. Sempre sujeito aos necessários reajustamentos, o planeamento baseou-se, especialmente nas características dos alunos, no sentido de aumentar o sucesso escolar. É partindo de uma planificação geral (plano anual) que deverão surgir as planificações por matérias (unidades didácticas), até chegar à planificação específica que leva à realização prática pretendida sobre os alunos – plano de aula. Sendo que é através da realização que se promove o contacto directo com os discentes, este incidiu, essencialmente, sobre a optimização das dimensões de intervenção pedagógica, de onde se realçam as estratégias assumidas e postas em prática ao nível da instrução e da gestão, como sendo consideradas pelo aluno estagiário, as que maior valor preconizam sobre o contributo e significância da eficácia e competência de ensinar. Mais que um fim, a avaliação é, aqui, entendida como um meio facilitador da orientação do alcance de objectivos e consecução do processo evolutivo multilateral dos alunos, onde se destaca a importância específica de cada tipo de avaliação posta em prática, através de um encadeamento lógico de verificação, regulação e aferição das aquisições dos alunos, pelos diferentes domínios de aprendizagem. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório de estágio | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | CIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-8490-1794 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO_ESTÁGIO_2010_2011_GonçaloS.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.