Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17671
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo-
dc.contributor.advisorSousa, Cláudio-
dc.contributor.authorSantos, Gonçalo Alexandre da Silva-
dc.date.accessioned2011-11-24T12:37:29Z-
dc.date.available2011-11-24T12:37:29Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17671-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractO Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado numa turma do 3º Ciclo, durante o ano lectivo 2010/2011. Pretende-se que este documento possibilite a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo deste processo de formação, e que levante outras questões inerentes ao ensino da Educação Física, promovendo uma constante e necessária pesquisa sobre os principais processos que conduzam ao desenvolvimento e actualização permanente das formas de abordar esta disciplina, nomeadamente nos que se referem ao planeamento, realização e avaliação dos alunos. Com o planeamento procurou-se delinear um conjunto de decisões que visassem a orientação prévia de acções de desenvolvimento e promoção eficaz do processo ensino-aprendizagem dos alunos. Sempre sujeito aos necessários reajustamentos, o planeamento baseou-se, especialmente nas características dos alunos, no sentido de aumentar o sucesso escolar. É partindo de uma planificação geral (plano anual) que deverão surgir as planificações por matérias (unidades didácticas), até chegar à planificação específica que leva à realização prática pretendida sobre os alunos – plano de aula. Sendo que é através da realização que se promove o contacto directo com os discentes, este incidiu, essencialmente, sobre a optimização das dimensões de intervenção pedagógica, de onde se realçam as estratégias assumidas e postas em prática ao nível da instrução e da gestão, como sendo consideradas pelo aluno estagiário, as que maior valor preconizam sobre o contributo e significância da eficácia e competência de ensinar. Mais que um fim, a avaliação é, aqui, entendida como um meio facilitador da orientação do alcance de objectivos e consecução do processo evolutivo multilateral dos alunos, onde se destaca a importância específica de cada tipo de avaliação posta em prática, através de um encadeamento lógico de verificação, regulação e aferição das aquisições dos alunos, pelos diferentes domínios de aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8490-1794-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO_ESTÁGIO_2010_2011_GonçaloS.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.