Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/17671
Título: | Relatório de estágio | Autor: | Santos, Gonçalo Alexandre da Silva | Orientador: | Nobre, Paulo Sousa, Cláudio |
Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2011 | Resumo: | O Relatório de Estágio é o culminar de uma etapa de formação desenvolvida no âmbito do Estágio Pedagógico realizado numa turma do 3º Ciclo, durante o ano lectivo 2010/2011. Pretende-se que este documento possibilite a divulgação, partilha e promoção das opções e práticas desenvolvidas ao longo deste processo de formação, e que levante outras questões inerentes ao ensino da Educação Física, promovendo uma constante e necessária pesquisa sobre os principais processos que conduzam ao desenvolvimento e actualização permanente das formas de abordar esta disciplina, nomeadamente nos que se referem ao planeamento, realização e avaliação dos alunos. Com o planeamento procurou-se delinear um conjunto de decisões que visassem a orientação prévia de acções de desenvolvimento e promoção eficaz do processo ensino-aprendizagem dos alunos. Sempre sujeito aos necessários reajustamentos, o planeamento baseou-se, especialmente nas características dos alunos, no sentido de aumentar o sucesso escolar. É partindo de uma planificação geral (plano anual) que deverão surgir as planificações por matérias (unidades didácticas), até chegar à planificação específica que leva à realização prática pretendida sobre os alunos – plano de aula. Sendo que é através da realização que se promove o contacto directo com os discentes, este incidiu, essencialmente, sobre a optimização das dimensões de intervenção pedagógica, de onde se realçam as estratégias assumidas e postas em prática ao nível da instrução e da gestão, como sendo consideradas pelo aluno estagiário, as que maior valor preconizam sobre o contributo e significância da eficácia e competência de ensinar. Mais que um fim, a avaliação é, aqui, entendida como um meio facilitador da orientação do alcance de objectivos e consecução do processo evolutivo multilateral dos alunos, onde se destaca a importância específica de cada tipo de avaliação posta em prática, através de um encadeamento lógico de verificação, regulação e aferição das aquisições dos alunos, pelos diferentes domínios de aprendizagem. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17671 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RELATÓRIO_ESTÁGIO_2010_2011_GonçaloS.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
248
Visto em 26/mar/2024
Downloads
138
Visto em 26/mar/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.