Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/16146
Título: Relatório de estágio
Autor: Teixeira, João Paulo dos Santos 
Orientador: Nobre, Paulo
Sousa, Cláudio
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2011
Resumo: O mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário promove um aprofundamento dos conhecimentos científicos na área da Educação Física, possibilitando uma preparação especializada para a aplicação de saberes de âmbito alargado e multidisciplinar de intervenção profissional. O contexto escolar do Estágio Pedagógico, é o culminar do segundo ciclo de estudos, fomentando um conhecimento holístico do Processo de Ensino-Aprendizagem, através de uma aquisição de competências referentes à organização e gestão escolar, projectos e parcerias educativas, estágio pedagógico e respectivo relatório. O presente Relatório de Estágio tem como propósito uma descrição das aprendizagens concretas, resultado das experiências vividas durante do processo de formação pedagógica com uma turma do 8º ano, no Agrupamento de Escolas Nery Capucho. O documento está estruturado em 3 partes, explanando as expectativas e opções iniciais em relação ao estágio pedagógico, descrição das actividades desenvolvidas no enquadramento da Prática Profissional e respectiva reflexão. Um longo caminho foi construido com identidade e cumplicidade, com partilha e reflexão, delegando ao aluno autonomia, responsabilidade, iniciativa, capacidade de cooperação e entreajuda, capacidade de decidir, vontade de aprender e de praticar. Enfatizo neste processo de aprendizagem mutuo, professor e aluno(s), o papel do planeamento, realização e da avaliação, da utilização dos estilos de ensino de Mosston, da diferenciação pedagógica, da mobilização dos saberes adquiridos e da partilha com os colegas de estágio e respectivos orientadores. De salientar, a inovação nas práticas pedagógicas, ao nível da Avaliação e na aplicação do Modelo de Educação Desportiva na Modalidade de Andebol. As quais constituíram componentes importantes desenvolvidas neste processo, face à necessidade de elaborar instrumentos e estratégias arrojadas materializadas em novas concepções, dando resposta à necessidade, sempre presente neste relatório, de colocar o aluno no centro do processo, actor, motor e co-responsável da aprendizagem. Em conclusão, considero que as exigências desta unidade curricular – Estágio Pedagógico, contribuíram para a minha formação “ser professor” aglutinador das vertentes pessoais, profissionais, sociais e éticas, num compromisso com a construção e uso do conhecimento científico no desenvolvimento do ensino aprendizagem. PALAVRAS CHAVE: Ensino-Aprendizagem; Aluno; Estilos de Ensino; Diferenciação Pedagógica; Autonomia; Responsabilização; Modelo de Educação Desportiva; Avaliação.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra, sob a orientação de Paulo Nobre e co-orientação de Cláudio Sousa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/16146
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório_Estágio_P_João Teixeira_2010_11.pdf6.7 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

2.084
Visto em 23/abr/2024

Downloads 10

1.991
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.