Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/16146
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNobre, Paulo-
dc.contributor.advisorSousa, Cláudio-
dc.contributor.authorTeixeira, João Paulo dos Santos-
dc.date.accessioned2011-09-29T10:29:01Z-
dc.date.available2011-09-29T10:29:01Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/16146-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra, sob a orientação de Paulo Nobre e co-orientação de Cláudio Sousa.por
dc.description.abstractO mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário promove um aprofundamento dos conhecimentos científicos na área da Educação Física, possibilitando uma preparação especializada para a aplicação de saberes de âmbito alargado e multidisciplinar de intervenção profissional. O contexto escolar do Estágio Pedagógico, é o culminar do segundo ciclo de estudos, fomentando um conhecimento holístico do Processo de Ensino-Aprendizagem, através de uma aquisição de competências referentes à organização e gestão escolar, projectos e parcerias educativas, estágio pedagógico e respectivo relatório. O presente Relatório de Estágio tem como propósito uma descrição das aprendizagens concretas, resultado das experiências vividas durante do processo de formação pedagógica com uma turma do 8º ano, no Agrupamento de Escolas Nery Capucho. O documento está estruturado em 3 partes, explanando as expectativas e opções iniciais em relação ao estágio pedagógico, descrição das actividades desenvolvidas no enquadramento da Prática Profissional e respectiva reflexão. Um longo caminho foi construido com identidade e cumplicidade, com partilha e reflexão, delegando ao aluno autonomia, responsabilidade, iniciativa, capacidade de cooperação e entreajuda, capacidade de decidir, vontade de aprender e de praticar. Enfatizo neste processo de aprendizagem mutuo, professor e aluno(s), o papel do planeamento, realização e da avaliação, da utilização dos estilos de ensino de Mosston, da diferenciação pedagógica, da mobilização dos saberes adquiridos e da partilha com os colegas de estágio e respectivos orientadores. De salientar, a inovação nas práticas pedagógicas, ao nível da Avaliação e na aplicação do Modelo de Educação Desportiva na Modalidade de Andebol. As quais constituíram componentes importantes desenvolvidas neste processo, face à necessidade de elaborar instrumentos e estratégias arrojadas materializadas em novas concepções, dando resposta à necessidade, sempre presente neste relatório, de colocar o aluno no centro do processo, actor, motor e co-responsável da aprendizagem. Em conclusão, considero que as exigências desta unidade curricular – Estágio Pedagógico, contribuíram para a minha formação “ser professor” aglutinador das vertentes pessoais, profissionais, sociais e éticas, num compromisso com a construção e uso do conhecimento científico no desenvolvimento do ensino aprendizagem. PALAVRAS CHAVE: Ensino-Aprendizagem; Aluno; Estilos de Ensino; Diferenciação Pedagógica; Autonomia; Responsabilização; Modelo de Educação Desportiva; Avaliação.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório de estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8490-1794-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_Estágio_P_João Teixeira_2010_11.pdf6.7 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

2,086
checked on Apr 30, 2024

Download(s) 10

1,992
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.