Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15552
Title: Revisitando a autodirecção na aprendizagem: atributos e características do educando autodirigido
Authors: Nogueira, Sónia Mairos 
Keywords: Autodirecção na aprendizagem; Perfil do educando
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação
Citation: NOGUEIRA, Sónia Mairos - Revisitando a autodirecção na aprendizagem: atributos e características do educando autodirigido. "Linhas". ISSN 1984-7238. Vol. 12, nº 1 (2011) p. 111-130
Serial title, monograph or event: Linhas
Volume: 12
Issue: 1
Place of publication or event: Florianópolis
Abstract: Este artigo é inteiramente dedicado à análise dos atributos e das características que surgem associados ao constructo de autodirecção na aprendizagem e resulta de um projeto de investigação desenvolvido pela autora. Para este efeito, parte-se das três dimensões essenciais do constructo: psicológica (ou de atributo pessoal), pedagógica (ou de processo de aprendizagem) e sociológica (ou social). Com base nestas dimensões discutem-se diferentes propostas de caracterização do educando com elevados níveis de autodirecção (e.g., LONG, 1989b; BROCKETT & HIEMSTRA, 1991; CARRÉ, 1997, 2000; DECI & RYAN, 2000; NOGUEIRA, 2006). Neste âmbito elencam-se, também, vários esforços de sistematização dos contributos dos investigadores nas últimas décadas (e.g., KITSON, LEKAN & GUGLIELMINO, 1995; GUGLIELMINO et al., 2005). Expõem-se, em seguida, alguns dos fatores analisados nos componentes anteriores do artigo. Discutem-se, entre outras, a quantidade de projetos e o número de horas dedicado a iniciativas independentes de aprendizagem, os estilos de aprendizagem, a inteligência, a criatividade, o autoconceito ou o nível de instrução (e.g., GUGLIELMINO & KLATT, 1994; VAN DEUR, 2004; VAN DEUR & MURRAY-HARVEY, 2005; NOGUEIRA, 2006). Nota-se, contudo, que embora tenhamos revisto um conjunto considerável de estudos, os resultados reportados na literatura são, muitas vezes, contraditórios, o que torna mais complexa a definição de um perfil do educando autodirigido. Deixamos, por conseguinte, o desafio de que outros investigadores procedam a resenhas críticas do conhecimento científico neste domínio e que desenvolvam trabalhos de investigação subordinados a esta problemática.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15552
ISSN: 1984-7238
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Revisitando a autodirecção na aprendizagem.pdf144.89 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

288
checked on Apr 30, 2024

Download(s)

174
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.