Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15552
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Sónia Mairos-
dc.date.accessioned2011-07-22T15:50:17Z-
dc.date.available2011-07-22T15:50:17Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Sónia Mairos - Revisitando a autodirecção na aprendizagem: atributos e características do educando autodirigido. "Linhas". ISSN 1984-7238. Vol. 12, nº 1 (2011) p. 111-130-
dc.identifier.issn1984-7238-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/15552-
dc.description.abstractEste artigo é inteiramente dedicado à análise dos atributos e das características que surgem associados ao constructo de autodirecção na aprendizagem e resulta de um projeto de investigação desenvolvido pela autora. Para este efeito, parte-se das três dimensões essenciais do constructo: psicológica (ou de atributo pessoal), pedagógica (ou de processo de aprendizagem) e sociológica (ou social). Com base nestas dimensões discutem-se diferentes propostas de caracterização do educando com elevados níveis de autodirecção (e.g., LONG, 1989b; BROCKETT & HIEMSTRA, 1991; CARRÉ, 1997, 2000; DECI & RYAN, 2000; NOGUEIRA, 2006). Neste âmbito elencam-se, também, vários esforços de sistematização dos contributos dos investigadores nas últimas décadas (e.g., KITSON, LEKAN & GUGLIELMINO, 1995; GUGLIELMINO et al., 2005). Expõem-se, em seguida, alguns dos fatores analisados nos componentes anteriores do artigo. Discutem-se, entre outras, a quantidade de projetos e o número de horas dedicado a iniciativas independentes de aprendizagem, os estilos de aprendizagem, a inteligência, a criatividade, o autoconceito ou o nível de instrução (e.g., GUGLIELMINO & KLATT, 1994; VAN DEUR, 2004; VAN DEUR & MURRAY-HARVEY, 2005; NOGUEIRA, 2006). Nota-se, contudo, que embora tenhamos revisto um conjunto considerável de estudos, os resultados reportados na literatura são, muitas vezes, contraditórios, o que torna mais complexa a definição de um perfil do educando autodirigido. Deixamos, por conseguinte, o desafio de que outros investigadores procedam a resenhas críticas do conhecimento científico neste domínio e que desenvolvam trabalhos de investigação subordinados a esta problemática.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAutodirecção na aprendizagempor
dc.subjectPerfil do educandopor
dc.titleRevisitando a autodirecção na aprendizagem: atributos e características do educando autodirigidopor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage111por
degois.publication.lastPage130por
degois.publication.issue1por
degois.publication.locationFlorianópolispor
degois.publication.titleLinhaspor
dc.peerreviewedYespor
degois.publication.volume12por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Revisitando a autodirecção na aprendizagem.pdf144.89 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

287
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

172
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.