Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/14716
Título: Transportes urbanos em Coimbra : análise dos custos para os utlizadores
Autor: Tavares, César Napoleão Tremblay Carvalho. 
Orientador: Murta, Daniel Filipe Videira
Palavras-chave: Custos de Transportes; Custos de Estacionamentos; Transportes públicos; Passageiro-Quilómetro transportado; Automóvel individual
Data: 30-Set-2010
Editora: FEUC
Citação: Tavares, César Napoleão Tremblay Carvalho- Transportes urbanos em Coimbra : análise dos custos para os utlizadores. Coimbra, 2010
Resumo: Resumo O presente trabalho visa proceder a uma análise dos custos para os utilizadores dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e dos transportes individuais na cidade de Coimbra, onde se inclui uma análise ao nível das políticas tarifárias nos parques de estacionamento, assim como à opção pelos serviços de táxis. Neste quadro da análise, procuramos fundamentar as diversas razões que levaram à redução dos passageiros transportados pelos SMTUC, com uma abordagem ao nível dos custos de utilização. Utilizamos o estudo econométrico (serie temporal, com 24 observações) para estimar a relação entre os passageiros quilómetros transportados e os preços dos passes sociais, os preços dos combustíveis (gasolina sem chumbo, 95 octanas), a taxa de crescimento do PIB e a taxa de desemprego, de forma a tentar compreender quais as variáveis mais importantes na referida evolução. Embora a participação dos serviços prestados pelos táxis seja marginal no trabalho, procurámos demonstrar como os custos da utilização dos táxis (tarifa urbana) interferem na tomada de decisão dos consumidores. Ao nível dos parques de estacionamento e zonas de estacionamento com parcómetros, analisamos as políticas tarifárias praticadas nos diversos parques e zonas da cidade e, também, o seu papel na aferição dos custos mais globais da utilização do automóvel. Finalmente, elaborouse uma comparação das várias opções do transporte colectivo, através dos custos de um percurso alternativo.
Descrição: Trabalho de projecto de investigação no âmbito do mestrado em Economia Local, apresentado a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14716
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Base e Gráfico taxi.xls33 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir
Base.dados.Estacionamento.xls67.5 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir
Base.dados.geral.xls174.5 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir
Basedadosgretl.gdt2.14 kBUnknownVer/Abrir
Estaciomento 8 Horas.xls31.5 kBMicrosoft ExcelVer/Abrir
TeseMELFinal.pdf495.4 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

422
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

407
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.