Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14716
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMurta, Daniel Filipe Videira-
dc.contributor.authorTavares, César Napoleão Tremblay Carvalho.-
dc.date.accessioned2011-03-22T09:17:49Z-
dc.date.available2011-03-22T09:17:49Z-
dc.date.issued2010-09-30-
dc.identifier.citationTavares, César Napoleão Tremblay Carvalho- Transportes urbanos em Coimbra : análise dos custos para os utlizadores. Coimbra, 2010por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/14716-
dc.descriptionTrabalho de projecto de investigação no âmbito do mestrado em Economia Local, apresentado a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractResumo O presente trabalho visa proceder a uma análise dos custos para os utilizadores dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) e dos transportes individuais na cidade de Coimbra, onde se inclui uma análise ao nível das políticas tarifárias nos parques de estacionamento, assim como à opção pelos serviços de táxis. Neste quadro da análise, procuramos fundamentar as diversas razões que levaram à redução dos passageiros transportados pelos SMTUC, com uma abordagem ao nível dos custos de utilização. Utilizamos o estudo econométrico (serie temporal, com 24 observações) para estimar a relação entre os passageiros quilómetros transportados e os preços dos passes sociais, os preços dos combustíveis (gasolina sem chumbo, 95 octanas), a taxa de crescimento do PIB e a taxa de desemprego, de forma a tentar compreender quais as variáveis mais importantes na referida evolução. Embora a participação dos serviços prestados pelos táxis seja marginal no trabalho, procurámos demonstrar como os custos da utilização dos táxis (tarifa urbana) interferem na tomada de decisão dos consumidores. Ao nível dos parques de estacionamento e zonas de estacionamento com parcómetros, analisamos as políticas tarifárias praticadas nos diversos parques e zonas da cidade e, também, o seu papel na aferição dos custos mais globais da utilização do automóvel. Finalmente, elaborouse uma comparação das várias opções do transporte colectivo, através dos custos de um percurso alternativo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCustos de Transportespor
dc.subjectCustos de Estacionamentospor
dc.subjectTransportes públicospor
dc.subjectPassageiro-Quilómetro transportadopor
dc.subjectAutomóvel individualpor
dc.titleTransportes urbanos em Coimbra : análise dos custos para os utlizadorespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0302-0547-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Base e Gráfico taxi.xls33 kBMicrosoft ExcelView/Open
Base.dados.Estacionamento.xls67.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Base.dados.geral.xls174.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Basedadosgretl.gdt2.14 kBUnknownView/Open
Estaciomento 8 Horas.xls31.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
TeseMELFinal.pdf495.4 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

422
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

407
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.