Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/13809
Título: Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química
Autor: Carvalho, Maria Madalena Faria 
Orientador: Costa, Maria Domitila Marques
Martins, Décio Ruivo
Roseiro, Teresa
Palavras-chave: Ensino da física - 8º e 11º anos; Ensino da química - 8º e 11º anos
Data: Set-2010
Citação: Carvalho, Maria Madalena Faria - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química. Coimbra, 2010
Resumo: O relatório de estágio é a meta de uma maratona iniciada a 01 de Setembro de 2009, que terminou parcialmente com as aulas a 18 de Junho de 2010. No relatório de estágio pretende-se resumir 9 meses de trabalho e aprendizagem, em cerca de 75 páginas. O núcleo de estágio da Escola Secundária da Quinta das Flores é composto por dois grupos: Doutora Aline Guerra e os estagiários Carla Vicente e Vítor Valongueiro, fazem parte do primeiro grupo; sendo o segundo composto pela Doutora Domitila Marques e os estagiários Madalena Carvalho e Pedro Tavares. No final, éramos apenas um grupo de estágio com duas orientadoras cooperantes e quatro estagiários que se ajudavam mutuamente dando, assim, continuidade ao espírito de entreajuda do grupo e da escola. No capítulo I fala-se um pouco da escola em que estivemos inseridos e das actividades em que o núcleo de estágio esteve envolvido e promoveu. No capítulo II resume-se o trabalho desenvolvido na componente de Física, que se iniciou a 15 de Setembro, tendo terminado a 2 de Fevereiro para a turma de 11º ano e para a turma do 9º ano a 17 de Março. No capítulo III resume-se o trabalho desenvolvido na componente de Química, que se iniciou a 3 de Fevereiro para a turma do 11º ano e a 12 de Abril para a turma do 9º ano. Terminou para ambos no dia 8 de Junho de 2010. Não obstante o término das aulas o nosso trabalho na escola não se deu por concluído, uma vez que tivemos de assistir às reuniões de turma. Este facto foi benéfico, dado que ficámos com uma visão de como as reuniões se processam e como se preparam. No capítulo IV fala-se sobre os manuais adoptados pela escola para o ensino básico e para o secundário, além disso refere-se os recursos usados no decorrer das aulas. No capítulo V menciona-se, muito resumidamente, os Projectos de Investigação Educacional I e II. Finalmente, no capítulo VI apresenta-se a conclusão do trabalho. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Ensino de Química, Ensino de Física, Mestrado em Ensino, Motivação, Atitude, Aprendizagem da Física, Ácido; Base; Ácido-Base; Química; Pré-concepções; Ideias alternativas; Estruturas alternativas
URI: https://hdl.handle.net/10316/13809
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio 2009 e 2010.pdf7.22 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

498
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

487
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.