Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/13809
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Maria Domitila Marques-
dc.contributor.advisorMartins, Décio Ruivo-
dc.contributor.advisorRoseiro, Teresa-
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Madalena Faria-
dc.date.accessioned2010-09-30T11:10:01Z-
dc.date.available2010-09-30T11:10:01Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.citationCarvalho, Maria Madalena Faria - Relatório de estágio de mestrado em ensino da física e química. Coimbra, 2010en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/13809-
dc.description.abstractO relatório de estágio é a meta de uma maratona iniciada a 01 de Setembro de 2009, que terminou parcialmente com as aulas a 18 de Junho de 2010. No relatório de estágio pretende-se resumir 9 meses de trabalho e aprendizagem, em cerca de 75 páginas. O núcleo de estágio da Escola Secundária da Quinta das Flores é composto por dois grupos: Doutora Aline Guerra e os estagiários Carla Vicente e Vítor Valongueiro, fazem parte do primeiro grupo; sendo o segundo composto pela Doutora Domitila Marques e os estagiários Madalena Carvalho e Pedro Tavares. No final, éramos apenas um grupo de estágio com duas orientadoras cooperantes e quatro estagiários que se ajudavam mutuamente dando, assim, continuidade ao espírito de entreajuda do grupo e da escola. No capítulo I fala-se um pouco da escola em que estivemos inseridos e das actividades em que o núcleo de estágio esteve envolvido e promoveu. No capítulo II resume-se o trabalho desenvolvido na componente de Física, que se iniciou a 15 de Setembro, tendo terminado a 2 de Fevereiro para a turma de 11º ano e para a turma do 9º ano a 17 de Março. No capítulo III resume-se o trabalho desenvolvido na componente de Química, que se iniciou a 3 de Fevereiro para a turma do 11º ano e a 12 de Abril para a turma do 9º ano. Terminou para ambos no dia 8 de Junho de 2010. Não obstante o término das aulas o nosso trabalho na escola não se deu por concluído, uma vez que tivemos de assistir às reuniões de turma. Este facto foi benéfico, dado que ficámos com uma visão de como as reuniões se processam e como se preparam. No capítulo IV fala-se sobre os manuais adoptados pela escola para o ensino básico e para o secundário, além disso refere-se os recursos usados no decorrer das aulas. No capítulo V menciona-se, muito resumidamente, os Projectos de Investigação Educacional I e II. Finalmente, no capítulo VI apresenta-se a conclusão do trabalho. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Ensino de Química, Ensino de Física, Mestrado em Ensino, Motivação, Atitude, Aprendizagem da Física, Ácido; Base; Ácido-Base; Química; Pré-concepções; Ideias alternativas; Estruturas alternativasen_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccessen_US
dc.subjectEnsino da física - 8º e 11º anosen_US
dc.subjectEnsino da química - 8º e 11º anosen_US
dc.titleRelatório de estágio de mestrado em ensino da física e químicaen_US
dc.typemasterThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6911-5445-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Física - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio 2009 e 2010.pdf7.22 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

498
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

487
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.