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https://hdl.handle.net/10316/12154
Título: | Educação inclusiva e formação de formadores | Autor: | Oliveira, Telma Andreia Santos | Orientador: | Silva, Maria Helena Lopes Damião da | Palavras-chave: | Educação inclusiva; Formação de professores | Data: | 21-Dez-2009 | Resumo: | Em Portugal, é ao Ensino Superior que compete a formação inicial dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cabendo-lhe a responsabilidade de garantir uma preparação sólida e abrangente destes agentes educativos, de modo a poderem responder, com qualidade, às opções e necessidades da sociedade. Entre as opções e necessidades da sociedade actual encontra-se a educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais. Neste trabalho apresentamos parte desta realidade concreta, procurando perceber a sua concretização nos planos de formação das Escolas Superiores de Educação públicas e o modo como é encarada pelos professores, tendo em conta a sua acção pedagógica. Em termos estruturais, trata-se de um trabalho de carácter teórico-empírico composto por quatro capítulos. No primeiro procuramos contextualizar a temática, focando a nossa atenção na evolução das filosofias e políticas de inclusão, procurando discuti-las à luz da investigação. No segundo equacionamos as funções que os docentes são chamados a desempenhar e as competências que se requerem para tanto, analisando, de seguida, as exigências e os dilemas que a inclusão implica a este nível. Debruçámo-nos, ainda, sobre a formação dos professores para lidar com alunos com Necessidades Educativas Especiais. No terceiro, apresentamos a problemática que nos convocou para realizar a nossa investigação empírica, a qual contempla dois estudos com carácter complementar: um incidente na análise dos currículos de formação inicial de professores com o fim de identificar e caracterizar as componentes que disponibilizam no âmbito da educação inclusiva; e outro cujo intuito era conhecer a percepção de professores do 1.º Ciclo no que diz respeito à sua preparação e competência para actuarem com alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste capítulo traçamos os objectivos mais específicos que conduziram essa investigação, apresentamos os instrumentos a que recorremos e os procedimentos de recolha de dados. No último capítulo apresentamos e analisamos os resultados dos dois estudos, cruzando, de seguida, as suas conclusões. De entre esses resultados destacamos o facto de os professores reconhecerem pertinência às políticas de inclusão, mas reconhecerem ter uma preparação insuficiente para a operacionalizarem de forma efectiva. | Descrição: | Tese de Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Pedagogia Universitária | URI: | https://hdl.handle.net/10316/12154 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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