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https://hdl.handle.net/10316/12154
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Maria Helena Lopes Damião da | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Telma Andreia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2009-12-29T14:36:24Z | - |
dc.date.available | 2009-12-29T14:36:24Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/12154 | - |
dc.description | Tese de Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Pedagogia Universitária | en_US |
dc.description.abstract | Em Portugal, é ao Ensino Superior que compete a formação inicial dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cabendo-lhe a responsabilidade de garantir uma preparação sólida e abrangente destes agentes educativos, de modo a poderem responder, com qualidade, às opções e necessidades da sociedade. Entre as opções e necessidades da sociedade actual encontra-se a educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais. Neste trabalho apresentamos parte desta realidade concreta, procurando perceber a sua concretização nos planos de formação das Escolas Superiores de Educação públicas e o modo como é encarada pelos professores, tendo em conta a sua acção pedagógica. Em termos estruturais, trata-se de um trabalho de carácter teórico-empírico composto por quatro capítulos. No primeiro procuramos contextualizar a temática, focando a nossa atenção na evolução das filosofias e políticas de inclusão, procurando discuti-las à luz da investigação. No segundo equacionamos as funções que os docentes são chamados a desempenhar e as competências que se requerem para tanto, analisando, de seguida, as exigências e os dilemas que a inclusão implica a este nível. Debruçámo-nos, ainda, sobre a formação dos professores para lidar com alunos com Necessidades Educativas Especiais. No terceiro, apresentamos a problemática que nos convocou para realizar a nossa investigação empírica, a qual contempla dois estudos com carácter complementar: um incidente na análise dos currículos de formação inicial de professores com o fim de identificar e caracterizar as componentes que disponibilizam no âmbito da educação inclusiva; e outro cujo intuito era conhecer a percepção de professores do 1.º Ciclo no que diz respeito à sua preparação e competência para actuarem com alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste capítulo traçamos os objectivos mais específicos que conduziram essa investigação, apresentamos os instrumentos a que recorremos e os procedimentos de recolha de dados. No último capítulo apresentamos e analisamos os resultados dos dois estudos, cruzando, de seguida, as suas conclusões. De entre esses resultados destacamos o facto de os professores reconhecerem pertinência às políticas de inclusão, mas reconhecerem ter uma preparação insuficiente para a operacionalizarem de forma efectiva. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | en_US |
dc.subject | Educação inclusiva | en_US |
dc.subject | Formação de professores | en_US |
dc.title | Educação inclusiva e formação de formadores | en_US |
dc.type | masterThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.advisor.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-3324-4074 | - |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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