Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/113108
Título: Entre a Oralidade e a Escrita: confrontos e desafios na aprendizagem do Francês e do Português.
Outros títulos: Between Speaking and Writing: confrontations and challenges in learning French and Portuguese
Autor: Soares, Milton Joel Henriques
Orientador: Domingues, João da Costa
Palavras-chave: Orality; Writing; Bi-disciplinary; Competences; Domínios; Oralidade; Escrita; Bidisciplinar; Competências; domains
Data: 20-Out-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Entre a Oralidade e a Escrita: confrontos e desafios na aprendizagem do Francês e do Português.
Local de edição ou do evento: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Resumo: O presente Relatório descreve a Prática Pedagógica e aplicações e reflexões científico-pedagógicas levadas a cabo no ensino sobre o tema da relação entre a oralidade e a escrita e os confrontos e desafios que surgem entre estes domínios na aprendizagem do Francês, língua estrangeira (FLE) e do Português, língua materna. Estas duas componentes do Relatório foram desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2022/2023, em contexto escolar em duas turmas, uma de 7.º ano, do 3.º ciclo do Ensino Básico para a disciplina de Francês e uma de 10.º do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Na área do Francês, privilegiou-se a relação Oralidade-Escrita de forma que os alunos pudessem adquirir a nova língua de forma sólida, com recurso a uma boa pronuncia e à correção da escrita. Na área do Português, visou-se reforçar a aquisição de conhecimentos gramaticais e literários dos alunos através da relação Oralidade-Escrita. Tratando-se de um Relatório e estágio bidisciplinares, foi necessário articular o tema de investigação e a prática pedagógica a cada uma das disciplinas, Português e Francês, aos respetivos anos de escolaridade e correspondentes objetivos de aprendizagem. Por um lado, de uma disciplina de língua materna (Português), de nível secundário e, por outro lado, de uma disciplina de iniciação a uma língua estrangeira (Francês), no 3.º ciclo do ensino básico. Os desafios em cada uma das disciplinas foram também distintos. Para cada uma das disciplinas, os objetivos de ensino-aprendizagem eram diferentes e por isso também as didatizações, planificações de aula e criação de materiais almejavam metas distintas.
This report describes the pedagogical practice and the scientific and pedagogical applications and reflections carried out in teaching practice on the subject of the relationship between orality and writing and the clashes and challenges that arise between these domains when learning French as a foreign language (FFE) and Portuguese as a mother tongue. These two components of the report were developed over the course of the 2022/2023 academic year, in a school context in two classes, one from the 7th year of the 3rd cycle of basic education for the subject of French and one from the 10th year of the Scientific-Humanistic Course in Science and Technology.In the area of French, the Orality-Writing relationship was favoured so that students could acquire the new language in a solid way using good pronunciation and correct writing. In Portuguese, the aim was to reinforce students' acquisition of grammatical and literary knowledge through the Orality-Writing relationship. As this is a bi-disciplinary report and internship, it was necessary to link the research topic and teaching practice to each of the subjects, Portuguese and French, to the respective school years and learning objectives. On the one hand, a mother tongue subject (Portuguese) at secondary level and, on the other hand, an introductory foreign language subject (French) in the 3rd cycle of basic education. The challenges in each subject were also different. The teaching-learning objectives for each subject were different and so the teaching, lesson planning and creation of materials also had different goals.
Descrição: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/113108
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato
MiltonSoares_versaofinal.pdf8 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

33
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons